Mensagem ao Programa Alimentar Mundial

Cidade do Vaticano, 19 nov 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Programa Alimentar Mundial (PAM), apelando ao fim do desperdício de comida e a uma “mudança do estilo de vida”.

O texto, divulgado esta segunda-feira, evoca o que São João Paulo II definiu como “paradoxo da abundância”, apresentado como um obstáculo à solução do problema da desnutrição na humanidade.

“O paradoxo implica mecanismos de superficialidade, negligência e egoísmo que estão na base da cultura do desperdício”, denuncia Francisco, dirigindo-se aos participantes 2ª sessão ordinária do comité executivo do PAM.

O Papa elogia as iniciativas em curso, que visa tornar mais eficaz a luta contra a fome no mundo, com “medidas determinantes para eliminar o desperdício alimentar”.

“Ninguém pode ser excluído da necessidade de combater esta cultura que oprime tantas pessoas, especialmente os pobres e vulneráveis na sociedade”, apela.

A mensagem saúda a campanha global do PAM “Stop the Waste” (Parem o desperdício), propondo um novo estilo de vida que “consiste em valorizar adequadamente o que a mãe terra oferece”.

OC

Partilhar:
Share