Vaticano: Papa recebeu prior de Taizé

Comunidade ecuménica prepara a celebração do 100 aniversário do nascimento do seu fundador, o irmão Roger

Lisboa, 17 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu esta segunda-feira em audiência o prior de Taizé, irmão Alois, e manifestou proximidade na oração pelo encontro que a comunidade ecuménica realizará em agosto, por ocasião dos 100 anos de nascimento do seu fundador.  

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de imprensa de Taizé, em França, revela que Francisco vai rezar em comunhão com todos os que se vão reunir em Taizé, para celebrar o centésimo aniversário do nascimento do irmão Roger e o décimo da sua morte".

A mesma nota adianta ainda que o Papa argentino mostrou-se “muito atento à vocação ecuménica” da comunidade e ao acolhimento que faz dos jovens.

O encontro geral em Taizé, França, está marcado para dia 16 de agosto e está incluido num conjunto de celebrações que tornam este ano muito especial para a comunidade ecuménica.

No dia 20 de agosto, a comunidade vai celebrar também os 75 anos da sua fundação, mas o programa especial que evoca o irmão Roger vai começar um mês antes, com encontros, colóquios internacionais e fraternidades provisórias.

Nesse âmbito da celebração vai promover uma «semana de reflexão sobre a atualidade da vocação religiosa», de 5 a 12 de julho de 2015, com a participação de responsáveis de congregações, comunidades e mosteiros, católicos, ortodoxos e protestantes.

Depois, de 9 a 16 de agosto, o «Encontro por uma nova solidariedade», que consideram ser o “ponto culminante” das celebrações que vão acontecer em 2015 e que reflete um percurso de três anos dedicados a esta temática.

O pensamento do irmão Roger, no centenário do seu nascimento e nos 10 anos do seu falecimento, também vão ser assinalados com um colóquio internacional, de 30 de agosto a 06 de setembro de 2015.

No encontro com o Papa, o prior de Taizé agradeceu ainda a Francisco o anúncio do jubileu dedicado à Misericórdia e destacou que quando o Papa argentino fala de amor e perdão de Deus, as suas palavras são “próximas das que utilizava o irmão Roger”

CB/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top