Encontro marcado por mensagem em favor de «solução de dois Estados»

Cidade do Vaticano, 03 dez 2018 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, com quem debateu a situação no Médio Oriente, apelando a uma solução de “dois Estados” para o conflito israelo-palestino.

A sala de imprensa da Santa Sé informa, em comunicado, que os dois responsáveis pediram “esforços para reativar o processo de paz entre israelitas e palestinos”, desejando “um compromisso renovado da comunidade internacional para ir ao encontro das legítimas aspirações” dos povos de Israel e da Palestina.

Abbas encontrou-se ainda com o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher.

Em cima da mesa esteve a “urgência em favorecer percursos de paz e de diálogo, com o contributo das comunidades religiosas”, para combater “qualquer forma de extremismo e de fundamentalismo”.

As duas partes sublinharam as “boas relações” existentes e o papel positivo dos cristãos e da atividade da Igreja na sociedade palestina.

O encontrou abordou também o “status” de Jerusalém, ressaltando a importância de “reconhecer e preservar a sua identidade e valor universal de Cidade Santa para as três religiões abraâmicas” (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).

OC

Partilhar:
Share