«Euromoot» reuniu participantes de 21 países, incluindo Portugal

Cidade do Vaticano, 03 ago 2019 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano um grupo de 5 mil escuteiros de 21 países europeus, incluindo Portugal, que percorreram esta semana uma rota de santos católicos, a caminho de Roma.

O ‘Euromoot’ 2019 reuniu guias e escuteiros da Europa com idades entre os 16 e os 21 anos, entre eles 10 guias-mais-velhas e 7 caminheiros portugueses; participaram também participantes de outras regiões e países da América Latina e do Norte.

“Sejam construtores ativos de sociedades reconciliadas e integradas, que dão vida a uma Europa renovada. Lembrem-se que o escutismo quer formar homens e mulheres, que mantêm a rota justa: a rota do bem”, declarou Francisco, durante o encontro festivo que decorreu no auditório Paulo VI, do Vaticano.

O Papa agradeceu a presença de todos e elogiou a coragem de ter percorrido tantos quilómetros, com liberdade, em vez de ficara fechados num quarto a olhar para o telemóvel.

A intervenção assinalou as cinco etapas percorridas pelos escuteiros, seguindo santos católicos que viajaram pela Europa: Paulo de Tarso, Bento de Núrsia, Cirilo e Metódio, Francisco de Assis, Catarina de Sena.

“Eles não esperavam nada da vida ou de alguém, mas confiaram em Deus, arriscando as suas vidas, colocando-se em jogo, em marcha, para realizar os seus grandes sonhos, que ainda hoje são exemplo para nós. Eles deram as suas vidas, não a pouparam”, observou.

O Papa Francisco deixou uma exortação aos participantes: “Encorajo-os a preparar o caminho do Senhor, onde quer que estejam”.

“É fácil reconhecer o caminho do Senhor: é aquele que tem o sentido de doação, que deixa o mundo se desenvolver. Assim, vocês tornam-se cidadãos ativos, como disse Baden Powell”, acrescentou.

A audiência com o Papa aconteceu 25 anos após o encontro com São João Paulo II; o programa prosseguiu na Basílica de São Pedro, com a Missa de encerramento presidida pelo cardeal Angelo Bagnasco.

A União Internacional dos Guias e Escuteiros da Europa – Federação de Escuteiros da Europa (UIGSE-FSE) é reconhecida pela Santa Sé como associação privada de fiéis, de direito pontifício.

OC

 

Partilhar:
Share