Encontro decorre na manhã desta sexta-feira

Lisboa, 07 jan 2021 (Ecclesia) – O Papa vai receber em audiência, na manhã desta sexta-feira, a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), num encontro marcado para o Vaticano.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. José Ornelas, presidente da CEP, disse que este encontro quer ser uma “valorização da eclesialidade”, servindo para “ouvir” as orientações e preocupações de Francisco.

“A primeira coisa que fazemos é viver com ele a dimensão de comunhão da Igreja. Segundo, dialogar e ouvir uma palavra de orientação e as preocupações do Papa para este mundo”, referiu o bispo de Setúbal.

A audiência foi anunciada em Fátima, no último dia 9 de dezembro, pelo secretário da CEP, padre Manuel Barbosa.

Em declarações aos jornalistas após a reunião do Conselho Permanente do episcopado, o padre Manuel Barbosa disse que o encontro com o Papa, para além de apresentação de cumprimentos, tem por objetivo “abordar alguns assuntos da Igreja em Portugal”, pedindo “orientações do Papa” para a Igreja, nas várias dioceses.

O secretário e porta-voz da CEP acrescentou que “é normal” que a situação de pandemia seja também referida, assim como a organização da próxima Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023.

A delegação que vai ser recebida pelo Papa Francisco é constituída pelo presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal, respetivamente, D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, e pelo secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa.

A atual presidência foi eleita a 16 de junho para o triénio 2020-2023, durante a 198ª Assembleia Plenária do episcopado português.

No primeiro dia de 2021, a CEP publicou novas diretrizes para a “proteção de menores e adultos vulneráveis”, incluindo as orientações emitidas, nos últimos anos, pelo Papa Francisco e pela Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (Santa Sé).

PR/OC

2021: «A bazuca europeia deve chegar realmente às pessoas» – D. José Ornelas (c/vídeo)

Partilhar:
Share