Vaticano: Papa lamenta morte de David Sassoli

Francisco recorda um presidente do Parlamento Europeu animado pela «esperança cristã e caridade»

Cidade do Vaticano, 11 jan 2021 (Ecclesia) – O Papa escreveu uma mensagem de condolências pela morte do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, que faleceu hoje aos 65 anos, evocando uma “pessoa animada pela esperança cristã e pela caridade”.

No telegrama, enviado através do Secretario de Estado do Vaticano, Francisco lembrou um “jornalista competente” e uma “pessoa animada pela esperança cristã e caridade”.

“Homem estimado pelas instituições que, de modo pacato e respeitoso, nas responsabilidades públicas que tinha, fez o melhor para o bem comum com retidão e compromisso generoso”, acrescenta o texto, divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Francisco assegura proximidade espiritual e “sincera participação no luto que afeta a Itália e a União Europeia”.

A mensagem é dirigida à família de David Sassoli, num momento de dor por este “desaparecimento prematuro”.

O Papa destacou a lucidez e a paixão do presidente do Parlamento Europeu na promoção de “uma visão de solidariedade na comunidade europeia”, expressa no “cuidado especial com os últimos”.

David Sassoli, que terminava esta semana o seu mandato como presidente do Parlamento Europeu, estava internado há duas semanas e faleceu esta terça-feira, aos 65 anos de idade, devido a uma “disfunção do sistema imunitário”, no Hospital Oncologico de Aviano, na Itália.

D. Gintaras Grušas, arcebispo de Vilnius e presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), expressa as “condolências e a proximidade” de toda a Igreja à família de Sassoli.

“Eleito presidente do Parlamento Europeu, em 2019, reafirmou a necessidade de uma política mais próxima dos cidadãos e das suas necessidades, sobretudo dos jovens, promovendo os valores europeus e uma atenção particular aos últimos. Os bispos europeus recordam a sua grande profundidade política e institucional e o seu compromisso, como crente, pelo diálogo e ao serviço do bem comum”, refere uma nota oficial do CCEE, enviada à Agência ECCLESIA.

Em Portugal, o presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa, também lamentaram o falecimento do político italiano.

“David Sassoli era um grande europeísta e deu um importante contributo como Presidente do Parlamento Europeu para a defesa dos valores da União Europeia, nomeadamente da democracia e da solidariedade”, assinalou Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no sítio online da Presidência Portuguesa.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top