Vaticano: Papa Francisco reafirma «compromisso» com «paz mundial e diálogo inter-religioso»

Secretário-geral do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID, com sede em Lisboa, reuniu-se com Francisco

Foto: KAICIID

Cidade do Vaticano, 07 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou, esta manhã, a um compromisso contínuo para com a paz universal através do diálogo inter-religioso, durante um encontro com Zuhair Alharthi, secretário-geral do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID.

O responsável pela organização internacional expressou “gratidão pelo papel histórico que o Vaticano tem desempenhado, a nível mundial, no apoio ao trabalho programático de diálogo inter-religioso e intercultural do Centro de Diálogo Internacional”.

“O Vaticano tem desempenhado um papel significativo na promoção da importância do diálogo inter-religioso como um meio necessário para criar a paz universal”, afirmou Zuhair Alharthi, citado num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O KAICIID é uma organização internacional que tem como objetivo promover o diálogo inter-religioso e intercultural, pretende atuar como um fórum de debate através da realização de conferências, eventos e ações de formação, encorajando o respeito pela diversidade, justiça e paz.

Em 2022, ficou concluído o processo de transferência da sede do KAICIID – King Abdullah Bin Abdulaziz Center for Interreligous and Intercultural Dialogue – de Viena para Lisboa, no seguimento do Acordo-Sede celebrado entre esta organização e a República Portuguesa, em 2021.

O falecido rei Abdullah bin Abdulaziz da Arábia Saudita, no seu papel de Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, e o Papa Bento XVI, encontraram-se, em 2007, para debater a fundação de uma nova iniciativa inter-religiosa, explica a organização no seu sítio online.

“Esse gesto inicial de estender a mão, depois de séculos de incompreensão, de pôr de lado as suas próprias certezas em favor do diálogo com o outro, têm orientado, desde então, o trabalho do Centro. A Santa Sé continua a ser fundador observador do Centro de Diálogo Internacional, assegurando o cumprimento do seu mandato”, pode ler-se.

Zuhair Alharthi destacou ainda a importância do encontro com Francisco antes da realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Sinto-me honrado por me encontrar com o Papa Francisco para reafirmar os nossos esforços no diálogo e a importância de um maior empenho nestes esforços antes da sua visita ao nosso país anfitrião, Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude”, acrescentou.

LS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR