«África é um continente rico, e a maior riqueza, a mais valiosa, são os jovens» – Papa

Cidade do Vaticano, 04 set 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco incentivou hoje à oração para que “os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho” nos seus países”, no ‘Vídeo do Papa’ com a intenção de oração do mês de setembro.

“A África é um continente rico, e a maior riqueza, a mais valiosa da África, são os jovens; Se um jovem não tem possibilidades de educação, que poderá fazer no futuro?”, pergunta o Papa no vídeo enviado hoje à Agência ECCLESIA e divulgado online.

Para Francisco os jovens do continente africano “devem poder escolher” entre deixar-se vencer pela dificuldade ou “transformar a dificuldade numa oportunidade”.

“O caminho mais eficaz para ajudá-los nesta escolha é investir em sua educação; Rezemos para que os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho em seu próprio país”, desenvolve o pontífice argentino.

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) destaca que o tema da juventude tem merecido diversas vezes a atenção do Papa Francisco que convocou um Sínodo dos Bispos, sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, e que vai ter lugar entre 3 e 28 de outubro, em Roma.

A Organização Internacional do Trabalho informa que 12,9% dos jovens africanos, entre os 15 e os 24 anos, estão desempregados na África Subsariana.

Segundo as mesmas estatísticas de 2017, esse valor sobe para 28,8 por centro para a mesma faixa etária nos países do norte de África; relativo ao mesmo ano, aa UNESCO estima quase 60 por cento dos jovens africanos, entre os 15 e os 17 anos, não frequentam a escola.

“Para construir um futuro de verdadeira esperança, é fundamental que todos os jovens africanos encontrem possibilidades nos seus países”, realça o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa.

O padre Jesuíta Frédéric Fornos, que é também diretor do Movimento Eucarístico Juvenil destaca que o ramo juvenil está “em 20 países africanos” ao serviço de uma “educação integral”: “Intelectual, espiritual, comunitária e apostólica.”

A Rede Mundial de Oração do Papa, serviço pontifício confiado à Companhia de Jesus, congrega cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo que realiza o ‘Vídeo do Papa’, que é produzido pela La Machi – Comunicação para Boas Causas, com o apoio da RMOP – Portugal.

Desde o seu lançamento, em janeiro de 2016, já teve mais de 25 milhões de visualizações nos seus canais próprios – página da internet, oficial, de O Vídeo do Papa, canal do Youtube  e na página do Facebook.

CB

Partilhar:
Share