Francisco destaca dimensão de misericórdia no pontificado do Papa polaco

Cidade do Vaticano, 19 mai 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou esta segunda-feira uma mensagem em vídeo aos jovens de Cracóvia, na Polónia, assinalando o centenário do nascimento de São João Paulo II, antigo arcebispo da cidade e primeiro pontífice polaco.

“São João Paulo II foi um extraordinário dom de Deus à Igreja e à Polónia, a sua pátria. A sua peregrinação terrena foi marcada pela paixão pela vida e pelo fascínio pelo mistério de Deus, do mundo e do ser humano”, ressalta Francisco, numa intervenção divulgada pela televisão pública polaca.

O Papa destacou a importância dada à dimensão da misericórdia no pontificado de São João Paulo II, de 26 anos e meios (outubro de 1978 a abril de 2005).

“À luz do amor misericordioso de Deus, ele compreendeu a especificidade e a beleza da vocação de mulheres e homens, compreendeu as necessidades das crianças, dos jovens e adultos, considerando também os condicionamentos culturais e sociais”, disse Francisco, convidando os jovens a experimentar o amor misericordioso de Deus, conhecendo a vida e os ensinamentos do Papa Wojtyla.

O amor e o cuidado da família são um traço característico de João Paulo II. O seu ensinamento é um ponto de referência seguro para encontrar soluções concretas para as dificuldades e desafios que as famílias enfrentam nos nossos dias.”

Francisco destacou o percurso de vida de Karol Wojtyla, marcada por muitas dificuldades, desde a morte de familiares às “atrocidades” do nazismo e do comunismo.

“As dificuldades, mesmo duras, são uma prova de maturidade e fé; prova que só pode ser superada com base no poder de Cristo morto e ressuscitado”, apontou.

OC

Partilhar:
Share