Vaticano: Papa envia mensagem de esperança antes de viagem de quatro dias ao Báltico

Francisco visita Lituânia, Letónia e Estónia, que celebram centenário da independência

Cidade do Vaticano, 21 set 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem de esperança aos países do Báltico, que vai visitar de 22 a 25 de setembro, no contexto do centenário da independência da Lituânia, Letónia e Estónia.

“Embora viaje como pastor da Igreja Católica, gostaria de abraçar-vos a todos e oferecer uma mensagem de paz, boa vontade e esperança para o futuro”, declarou, numa intervenção divulgada pelo Vaticano através dos seus canais no YouTube e na internet.

Francisco recorda que sua visita coincide com o centenário de independência das três nações e manifesta a intenção de  “honrar todos aqueles cujos sacrifícios no passado tornaram possíveis as liberdades do presente”.

A liberdade, sublinha, é um tesouro que deve ser constantemente preservado e passado às novas gerações, como “uma herança preciosa”.

A memória das perseguições, assinala o Papa, “inspira a esperança de um futuro em que a dignidade dada por Deus a cada pessoa seja respeitada”.

Faço votos de que a minha visita seja uma fonte de encorajamento para todas as pessoas de boa vontade que, inspiradas pelos mais profundos valores espirituais e culturais herdados do passado, trabalham pacificamente para aliviar os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs que se encontram em necessidade e para promover a unidade e a harmonia na sociedade, a todos os níveis”.

Esta quinta-feira, o Papa deslocou-se, como habitualmente, à Basílica de Santa Maria Maior – centro de Roma –, onde rezou diante do ícone bizantino da Salus Populi Romani, para confiar à Virgem Maria a sua 25ª viagem apostólica internacional.

Francisco será o segundo Papa a visitar os três países bálticos, 25 anos depois da viagem de São João Paulo II.

programa completo da viagem do Papa, com várias celebrações ecuménicas, encontra-se publicado na página oficial do Vaticano.

Em 66 meses de pontificado, o Papa fez 23 viagens internacionais, nas quais visitou 34 países: Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul, Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba, Estados Unidos da América, Quénia, Uganda, República Centro-Africana, México, Arménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Suécia, Egito, Portugal, Colômbia, Mianmar,  Bangladesh, Chile, Peru e Irlanda, bem como as cidades de Estrasburgo (França), onde passou pelo Parlamento Europeu e o Conselho da Europa; Tirana (Albânia); Sarajevo (Bósnia-Herzegovina); e Lesbos (Grécia).

Francisco realizou ainda 22 viagens na Itália, incluindo a primeira visita do pontificado, a passagem pela ilha de Lampedusa.

OC

 

Vaticano: Papa visita países do Báltico em homenagem a quem foi perseguido por causa da sua fé

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR