Leão XIV envia mensagem por ocasião de encontro sobre a Pastoral dos Idosos

Cidade do Vaticano, 10 jun 2026 (Ecclesia) – O Papa alertou para a mentalidade de competição da sociedade contemporânea, lamentando que a exibição da força degenere frequentemente em abuso de poder.
“A sociedade em que vivemos é dominada pela lógica do desempenho e da competição, pelo que a força é concebida como exibição de poder e tende a degenerar em abuso de poder”, denunciou Leão XIV, numa mensagem publicada por ocasião do encontro sobre a Pastoral dos Idosos, que se realiza hoje em Roma
“Cada vez mais, na vida quotidiana, encontram-se sinais de uma mentalidade que confunde a força com a prepotência e a mansidão com a fraqueza”, acrescenta o texto, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.
A reflexão sublinhou o impacto trágico desta lógica nos atuais cenários internacionais, “onde, tragicamente, a guerra voltou a ser um instrumento estratégico generalizado”.
O Papa desafiou a comunidade a recusar os critérios puramente utilitários para avaliar os cidadãos mais velhos.
“O valor de uma existência não se mede com o critério da eficiência ou da autossuficiência, mas com base na capacidade de amar e de se deixar amar, de dar e de receber”, apontou.
A mensagem pontifícia descreveu a debilidade física e mental inerente ao prolongamento da vida não como um fardo, mas como “parte da maravilha que somos”.
“Os idosos, na aceitação serena dos limites ligados ao passar dos anos, sem os esconder nem se envergonharem deles, podem ser mestres de vida”, sustentou Leão XIV.
A mensagem contrapõe à agressividade do mundo moderno a promoção de uma “paz desarmada e desarmante”, pedindo que a sociedade reconheça a “dignidade infinita” do ser humano em todas as suas fases.
“A velhice, então, configura-se como um tempo de graça, a viver na oração, no serviço, na ternura, na memória guardada e transmitida”, concluiu o Papa.
O texto foi endereçado ao prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o cardeal Kevin Farrell, e foi enviada através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
O encontro sobre a Pastoral dos idosos, que se realiza no Palácio de São Calisto, tem como tema ‘Uma ponte para o céu. O magistério da fragilidade no tempo da força’.
OC
