Vaticano: Papa convida a acolher «surpresas» de Deus

Francisco apresenta mensagem do Evangelho como uma «novidade» permanente

Cidade do Vaticano, 20 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que os católicos devem estar prontos para acolher as “surpresas” de Deus e a “novidade” do Evangelho nas suas vidas.

“O Evangelho é novidade. A Revelação é novidade. O nosso Deus é um Deus que faz sempre novas as coisas e pede-nos esta docilidade à sua novidade”, declarou Francisco, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

O Papa citou uma passagem do Evangelho em que Jesus fala na necessidade de colocar “vinho novo em odres novos”, frisando a exigência de “abertura à novidade”, a “docilidade”.

“Podemos questionar: sou dócil à Palavra de Deus ou faço sempre o que eu penso que é a Palavra de Deus? Faço passar a Palavra de Deus por um alambique e no fim é outra coisa, em relação ao que Deus quer fazer?”, acrescentou.

Francisco retomou a reflexão sobre a necessidade de “discernir” os sentimentos e pensamentos do coração, a que tem aludido em várias homilias.

“A Palavra de Deus é viva e por isso chega e diz aquilo que quer dizer, não aquilo que eu espero que diga ou aquilo que eu desejo que diga”, precisou.

Nesse sentido, o Papa pediu que os católicos se saibam adaptar a este “Deus das surpresas”, evitando o pecado da “idolatria”.

“A liberdade cristã e a obediência cristã são docilidade à Palavra de Deus, são o ter a coragem de se transformar em odres novos para este vinho novo que chega constantemente, a coragem de discernir sempre: discernir, repito, não relativizar”, disse.

“Discernir e obedecer: peçamos hoje a graça da docilidade à Palavra de Deus, a esta palavra que é viva e eficaz, que discerne os sentimentos e os pensamentos do coração”, concluiu.

Ainda hoje, o Papa deixou uma mensagem na sua conta ‘@pontifex’, da rede social Twitter: “Não basta dizer que somos cristãos; é preciso viver a fé, e não apenas em palavras, mas com as obras”.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top