Vaticano: Papa contesta divinização do mercado (c/vídeo)

Francisco envia mensagem a juízes do Comité Pan-Americano dos Direitos Sociais e da Doutrina Franciscana

 

 

Cidade do Vaticano, 28 fev 2024 (Ecclesia) – O Papa alertou, numa mensagem divulgada hoje, para as consequências da divinização do mercado sobre a humanidade e a natureza.

“O deus mercado e a deusa ganância são falsas divindades que nos levam à desumanização e à destruição do planeta. A história tem-no demonstrado em muitas e tristes ocasiões. Eles são Moloch [divindade dos amonitas], devorando as gerações recém-nascidas”, refere, num vídeo para os juízes do Comité Pan-Americano dos Direitos Sociais e da Doutrina Franciscana (COPAJU).

A instituição inaugurou a sua sede em Buenos Aires, cidade natal do Papa, e a primeira sub-sede do Instituto de Pesquisa e Promoção dos Direitos Sociais “Fray Bartolomé de las Casas”.

Depois de recordar a importância da justiça, Francisco disse que a missão dos advogados, juízes, procuradores, defensores é “crucial”.

“O poder judiciário é o último recurso de que o Estado dispõe para reparar violações de direitos e preservar o equilíbrio institucional e social”, precisou.

O Papa questionou uma sociedade em que há “alguns ricos cada vez mais poderosos e milhões de pobres negados e descartados”, um mundo em que “milhões de crianças comem diariamente apenas os resíduos daqueles que consomem”.

“Os direitos sociais não são gratuitos. A riqueza para os sustentar está disponível, mas requer decisões políticas adequadas, racionais e equitativas”, acrescentou.

Francisco desafia os membros da COPAJU a serem “firmes e decididos perante modelos desumanizadores e violentos”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top