Francisco envia mensagem antes de reunião do chamado «Quarteto da Normandia»
Cidade do Vaticano, 08 dez 2019 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje no Vaticano à paz na Ucrânia, recordando a reunião do chamado ‘Quarteto da Normandia’ – os presidentes ucraniano, russo e francês, com a chanceler alemã – que vai decorrer esta segunda-feira, em Paris.
Francisco pediu que os responsáveis encontrem “soluções para o doloroso conflito que está em curso há anos na Ucrânia oriental”.
“Acompanho o encontro com a oração, uma oração intensa. Ali precisa-se de paz. Convido-vos a fazer o mesmo, para que tal iniciativa de diálogo político contribua a dar frutos de paz na justiça nesse território e para a sua população”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração dominical do ângelus.
Esta será a primeira reunião do quarteto 2016, acontecendo após sinais de aproximação entre as partes em conflito, com trocas de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia e a retirada de tropas.
O conflito que se alastra desde 2014 é particularmente visível nas duas autoproclamadas repúblicas pró-russas: Donetsk e Lugansk, após a anexação russa da península ucraniana da Crimeia.
OC