Arcebispo de Manila, atual presidente da Cáritas Internacional, sucede ao cardeal Fernando Filoni

Foto: Ricardo Perna

Cidade do Vaticano, 08 dez 2019 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje o cardeal filipino Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila e presidente da Cáritas Internacional, como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé).

O responsável sucede no cargo ao cardeal Fernando Filoni, que foi nomeado como grande-mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

D. Luis Antonio Tagle, de 62 anos de idade, desempenha desde 2011 o cargo de presidente da Cáritas Internacional; foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012.

O cardeal de Manila presidiu em maio deste ano à primeira peregrinação internacional aniversária no Santuário de Fátima, tendo referido então à Agência ECCLESIA que, numa era em que “a violência se está a propagar um pouco por todo o mundo”, numa sociedade marcada pelo “medo de quem é diferente, de quem é estrangeiro”, onde existe tanto “preconceito”, e “tanta divisão, entre ricos e pobres”, é “fundamental que as pessoas redescubram os laços que têm em comum”.

O responsável foi ainda um dos conferencistas na Cimeira sobre Abusos Sexuais que o Papa convocou para o Vaticano, em fevereiro deste ano, sublinhando então que “o abuso de menores por ministros ordenados infligiu feridas não apenas às vítimas, mas também às suas famílias, ao clero, à Igreja, à sociedade em geral, aos próprios autores e aos bispos”.

OC

Fátima: Cardeal Tagle questiona ideais de sucesso da sociedade (c/fotos)

 

Partilhar:
Share