Vaticano: Papa alerta para pecado e «tempestades» que ameaçam a Igreja

Bento XVI saudou milhares de pessoas em procissão de velas que evocou 50.º aniversário do início do Concílio Vaticano II

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 11 out 2012 (Ecclesia) – Bento XVI afirmou hoje que a “alegria” gerada pela realização do Concílio Vaticano II (1962-1965), iniciado há meio século, é agora mais “sóbria, humilde” face ao pecado e às “tempestades” que ameaçam a Igreja Católica.

“Vimos que a fragilidade humana está presente também na Igreja, que a barca da Igreja navega com ventos contrários, com tempestades que a ameaçam”, disse o Papa perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, após uma procissão de velas ao longo da avenida que leva ao Vaticano.

A iniciativa, organizada pela Ação Católica Italiana (ACI) e a Diocese de Roma, evocou 0 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) e repetiu um gesto semelhante, realizado a 11 de outubro de 1962, horas após o início da reunião de bispos de todo o mundo convocada pelo Beato João XXIII.

“Aprendemos, nestes 50 anos, que o pecado original existe e se traduz sempre, de novo, em pecados pessoais que se podem tornar estruturas do pecado”, alertou Bento XVI, que falou em “peixes maus” nas redes da Igreja.

O atual Papa quis destacar, por outro lado, a experiência da “bondade e da força” de Jesus, um “fogo silencioso, uma pequena chama” que pode “iluminar o mundo”.

“O Senhor não nos esqueceu”, declarou.

A caminhada foi antecedida por momentos de reflexão e oração, com testemunhos e intervenções musicais, subordinados ao lema ‘A Igreja bela do Concílio’.

A intervenção espontânea de João XXIII, há 50 anos, ficou conhecida como ‘discurso da lua’ e foi hoje transmitida na íntegra nos ecrãs gigantes colocados na Praça de São Pedro.

Bento XVI quis repetir uma das expressões mais conhecidas desse discurso: “Voltai para casa, dai um beijo às crianças e dizei-lhes que é do Papa”.

“Boa noite a todos vós, obrigado”, concluiu.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top