Leão XIV destaca obrigação de tomar posição em favor «das vítimas da violência e da guerra»

Cidade do Vaticano, 06 mai 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV alertou hoje para a tentação de absolutizar as instituições eclesiais, apelando a uma “conversão contínua” e à “reforma das estruturas” na Igreja Católica.
Na audiência geral que decorreu no Vaticano, o pontífice sublinhou que a Igreja é chamada a “reconhecer humildemente a fragilidade humana e a transitoriedade das suas instituições”.
“Nenhuma instituição eclesial pode ser absolutizada; antes, já que vivem na história e no tempo, são chamadas à conversão contínua, à renovação das formas e à reforma das estruturas, à regeneração constante das relações, para que possam verdadeiramente corresponder à sua missão”, declarou.
A catequese, centrada na dimensão escatológica da Constituição ‘Lumen Gentium’ do Concílio Vaticano II, destacou que a Igreja “não se identifica perfeitamente com o Reino de Deus, mas é a sua semente e princípio”.
Por isso, acrescentou o Papa, a instituição “não anuncia a si própria; pelo contrário, tudo nela deve apontar para a salvação em Cristo”.
Com um forte apelo à intervenção no espaço público, Leão XIV afirmou que a Igreja tem a missão de “tomar posição em favor dos pobres, dos explorados, das vítimas da violência e da guerra e de todos os que sofrem, no corpo e no espírito”.
O pontífice pediu ainda “palavras claras para rejeitar tudo o que mortifica a vida e impede o seu desenvolvimento”.
No final do encontro, ao saudar os peregrinos presentes, o Papa reforçou a mensagem de exigência cristã perante os conflitos mundiais: “Que este tempo da Páscoa reacenda a nossa esperança para que não nos deixemos abater pelo desespero perante a injustiça e o sofrimento provocados pela violência”.
Leão XIV dirigiu-se de forma particular aos peregrinos lusófonos, recordando a união espiritual com os que já partiram.
“Uma cordial saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa! A nossa pátria definitiva é o Céu! Enquanto caminhamos neste mundo, não esqueçamos de rezar pelos nossos irmãos e irmãs defuntos e de recorrer à intercessão dos santos”, apelou.
Assinalando o mês de maio, tradicionalmente dedicado à Virgem Maria na piedade católica, Leão XIV deixou ainda um convite para que os fiéis rezem “o Santo Rosário, meditando com Maria sobre a vida de Cristo”.
OC
