Vaticano: Papa aceita pedido de renúncia do Patriarca libanês

Numa carta enviada ao até agora chefe supremo da Igreja Maronita, Bento XVI elogia «60 anos de sacerdócio, prova de fidelidade e de amor a Jesus»

 Lisboa, 26 Fev (Ecclesia) – Bento XVI acedeu ao pedido de renúncia feito pelo cardeal libanês Nasrallah Pierre Sfeir, Patriarca de Antioquia dos Maronitas.

Segundo a Rádio Vaticano, o Papa enviou uma carta ao líder cessante da Igreja Católica no Líbano, onde elogia os seus 60 anos de sacerdócio, “prova de fidelidade e de amor a Jesus”, e os quase 50 anos de episcopado, num país tantas vezes marcado pela dificuldade.

“Começaste este nobre ministério de Patriarca de Antioquia dos maronitas no tumulto da guerra que ensanguentou o Libano durante demasiados anos” escreveu Bento XVI, para quem o cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, munido de um “ardente desejo de paz”, tudo fez para guiar e confortar os seus fiéis, muitos deles forçados a emigrar.

“Finalmente” – conclui o Papa – “a paz voltou, sempre frágil, mas ainda presente”.

A Igreja Maronita é uma Igreja particular sui juris católica, do rito oriental, em plena comunhão com a Santa Sé, ou seja, que reconhece a autoridade do Papa, líder máximo da Igreja Católica.

O cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, que no próximo dia 15 de Maio completa 91 anos, ocupava o cargo de Patriarca do Líbano desde Abril de 1986.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top