Vaticano: Leão XIV destacou «generosidade» da «Fundação Papal», que apoia pessoas e contribui para a paz

Papa afirmou que «promover o progresso genuíno» através de iniciativas concretas é um caminho para a «concórdia entre comunidades e indivíduos»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 02 mai 2026 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje a ‘Fundação Papal’, a organização de solidariedade sediada nos Estados Unidos da América (EUA),  e destacou que participam “na missão evangelizadora contínua da Igreja” ao financiar projetos, ajuda humanitária e bolsas de estudo.

“Ao financiar projetos, ajuda humanitária e bolsas de estudo para pessoas de todo o mundo, a Fundação Papal participa na missão evangelizadora contínua da Igreja. A sua generosidade permitiu que inúmeras pessoas experimentassem de forma concreta a bondade e a misericórdia de Deus nas suas próprias comunidades”, disse Leão XIV, na audiência a administradores, curadores e membros da ‘Papal Foundation’, no discurso publicado na sala de imprensa da Santa Sé.

O Papa acrescentou que através da ‘Fundação Papal’ “muitos sacerdotes e consagrados, homens e mulheres”, puderam ter uma formação avançada nas Universidades Pontifícias de Roma, “que de outra forma não seria possível”, formando-os para serem futuros líderes da Igreja.

“Provavelmente, nunca conhecerá todos os que beneficiaram da sua bondade, pelo que, em nome deles, expresso a minha sincera gratidão. Um deles está sentado ao meu lado, recebeu uma bolsa de estudos e tenho a certeza de que lhe dirá ‘obrigado’ com todo o gosto”, assinalou, na Sala Clementina,do Palácio Apostólico.

Leão XIV lembrou que Jesus ressuscitado saudou com a paz os seus apóstolos – “a paz esteja convosco!” -, no Domingo de Páscoa, e, ainda hoje, “Cristo deseja que os seus discípulos sejam instrumentos de paz”, e os “esforços” da ‘Fundação Papal’ “contribuem para a paz nos planos regional e local”, para além de promover a missão evangelizadora da Igreja.

A partir da Carta Encíclica Populorum Progressio, de São Paulo VI, o Papa explicou que “a verdadeira harmonia não é simplesmente a ausência de conflito”, mas provém da promoção ativa de “um desenvolvimento humano autêntico e integral”.

“Promover o progresso genuíno através de iniciativas concretas, como as apoiadas pela Fundação, é um caminho seguro para incentivar a concórdia entre comunidades e indivíduos.”

A audiência aos administradores, conselheiros e membros da organização norte-americana ‘Papal Foundation’ acontece em Tempo Pascal, “uma época dedicada à missão e à paz”, e Leão XIV indicou que todos os membros da Igreja, pelo Batismo, “partilham a responsabilidade de anunciar o Evangelho hoje, tanto com palavras como com obras de caridade”.

Este foi o primeiro encontro entre o Papa norte-americano e a fundação de solidariedade com sede nos EUA, mas Leão XIV começou o discurso a explicar que já conhecia o seu trabalho, “especialmente durante os anos de serviço como Bispo de Chiclayo”, no Peru.

“Testemunhei em primeira mão o impacto positivo das doações da Fundação, uma vez que tanto a Diocese como uma comunidade religiosa foram abençoadas com assistência em diversos projetos, graças à vossa generosidade. Neste primeiro ano do meu pontificado, fiquei edificado ao ver o alcance global da Fundação”, acrescentou, no seu discurso.

Leão XIV, manifestou também satisfação por saber que “o número de membros da Fundação continua a crescer a cada ano”, e que demonstraram abertura para “aumentar o apoio prestado, bem como para encontrar novas formas de servir”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top