Vaticano II: Concílio é essencial para perceber a Igreja hoje, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Intervenção na Assembleia Diocesana de Leiria-Fátima foi acompanhada por quase um milhar de pessoas

Leiria, 16 out 2012 (Ecclesia) – O professor universitário e comentador televisivo Marcelo Rebelo de Sousa disse este domingo em Leiria que o Concílio Vaticano II (1962-1965) é essencial para perceber a Igreja hoje.

Falando na Assembleia Diocesana de Leiria-Fátima, o docente referiu-se aos “instrumentos de diálogo e comunicação com a sociedade” criados pela última reunião mundial dos bispos católicos.

Quase um milhar de fiéis lotava a Sé de Leiria, numa iniciativa convocada pelo bispo local, D. António Marto, adianta o Gabinete de Informação e Comunicação da diocese.

Rebelo de Sousa recordou as divisões que existiam entre católicos, há 50 anos, e elogiou “os muitos e muito importantes documentos que o Concílio viria a produzir, sobre todas as realidades existenciais da Igreja e da sociedade”.

O comentador aludiu ao “privilégio que foi acompanhar o Concílio na infância e adolescência”, antes de manifestar a sua convicção de que, no deve e haver entre expectativas e resultados, “o saldo global do Vaticano II foi muito positivo”.

O encontro marcou o início do Ano da Fé na diocese, ao qual está ligado o tema do ano pastoral 2012-2013 – ‘O Tesouro da Fé, Dom para Todos’.

D. António Marto frisou a importância de cada cristão “redescobrir a beleza do tesouro que é a fé” e assumir o seu “anúncio com mais alegria e empenho”.

No ambiente da atual “crise cultural e espiritual”, do “relativismo da fé” e da “tentativa de colocar Cristo a ridículo”, é fundamental “viver a fé como experiência de um amor recebido” e testemunhá-la como “graça de beleza e alegria para o nosso tempo”, afirmou o prelado.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top