Vaticano II: Cardeal Tardini solicita conselhos e opiniões aos bispos

Instituída a Comissão Antepreparatória do II Concílio do Vaticano, o cardeal Domenico Tardini escreveu aos bispos a quem solicita opiniões e conselhos para a magna assembleia da Igreja.

Instituída a Comissão Antepreparatória do II Concílio do Vaticano, o cardeal Domenico Tardini escreveu aos bispos a quem solicita opiniões e conselhos para a magna assembleia da Igreja.

Datada de 18 de junho de 1959, o presidente da referida comissão escreveu uma missiva a D. Domingos da Apresentação Fernandes, bispo de Aveiro, onde sublinha que o Papa João XXIII deseja conhecer as “opiniões ou pareceres e coligir os conselhos dos Ex.mos bispos e Prelados, que pelo direito são convocados para o Concílio Ecuménico” (Cf. D. Domingos D´Apresentação Fernandes; «Como Bom Soldado de Cristo»; Recolha de textos feita por Mons. João Gonçalves Gaspar (1952-1962); Aveiro 1994).

Na carta pode ler-se também que o Papa “dá a máxima importância às opiniões, conselhos e votos dos que irão ser os padres do futuro Concílio; além disso, tais pareceres serão da máxima utilidade para preparar os assuntos do Concílio”. (Cf. Página 354 da obra referida).

O documento do secretário de Estado do Vaticano pede ao destinatário que comunique à Comissão Pontifícia, “com toda a liberdade e sinceridade”, as observações que a solicitude pastoral e o zelo das almas sugiram ao bispo de Aveiro sobre “as coisas e os assuntos que poderão ser tratados no futuro Concílio” (Ibidem).

Ao fazer referência aos assuntos que poderão ser enviados para a comissão anteprepatória, o cardeal Tardini exemplifica: “Alguns capítulos de doutrina, ou à disciplina do clero e dos fiéis leigos, ou à atividade multíplice que hoje absorve a Igreja, ou às atividades mais importantes de que a mesma Igreja hoje se deve encarregar, ou finalmente a todas as outras coisas que V. Ex.ia pareça devam ser expostas e estudadas”. (Ibidem)

Na elaboração do trabalho, o cardeal italiano aconselha o prelado de Aveiro que “poderá servir-se, com alguma discrição [discreção, no original], do conselho de clérigos peritos e prudentes. As respostas serão recebidas pela Comissão Pontifícia, “com venerando cuidado e pleno obséquio”, a tudo a que D. Domingos D´Apresentação Fernandes “julgar útil ao bem da Igreja e das almas”.

Todas as respostas devem ser “redigidas em latim” e mandadas para a Comissão Pontifícia (Cidade do Vaticano) o mais cedo possível, mas, “se puder ser, não depois do dia 01 de setembro do ano corrente”. O mesmo livro «Como Bom Soldado de Cristo» refere e transcreve a carta do prelado de Aveiro, datada de 31 de agosto de 1959, para a Comissão Pontifícia Antepreparatória do Concílio Ecuménico.

D. Domingos D´Apresentação Fernandes esteve empenhado na preparação do II Concílio do Vaticano, mas não chegou a participar. Faleceu meses antes (janeiro de 1962) de ter começado.

LFS 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top