Vaticano: Encontro mundial de confrarias

Mais de 50 mil pessoas inscritas num evento inserido na celebração do Ano da Fé

Cidade do Vaticano, 03 mai 2013 (Ecclesia) – O Vaticano acolhe entre hoje e domingo o encontro mundial dedicado às confrarias/irmandades e à “piedade popular”, inserido no Ano da Fé (outubro de 2013-novembro de 2013), que se encerra com uma missa presidida pelo Papa.

Mais de 50 mil pessoas já estão inscritas no evento e vão ser chamadas a “darem testemunho das suas tradições locais, que resultaram de uma religiosidade expressa ao longo dos séculos através de iniciativas e de obras de arte que perduraram até hoje”, adiantou o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

A missa presidida por Francisco tem início marcado para as 10h00 italianas (09h00 em Lisboa), na Praça de São Pedro, e inclui um momento de oração em português pela “promoção da dignidade de cada pessoa”.

D. Rino Fisichella define este acontecimento como “um momento de fé”, representado pela “simplicidade das expressões de piedade popular”.

Uma herança que, de acordo com o arcebispo, funciona como uma “recordação ininterrupta de como o cristianismo deve ser testemunhado, com coragem e entusiasmo”.

O encontro é o segundo do género, depois da peregrinação mundial de crismandos que decorreu na última semana, e insere-se no programa de celebrações definido pela Santa Sé para o Ano da Fé que Bento XVI convocou em 2011 para assinalar os 50 anos do começo do Concílio Vaticano II (1962-1965).

JCP/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top