Francisco marca presença no encontro de abril, que começou esta segunda-feira
Cidade do Vaticano, 15 abr 2024 (Ecclesia) – O Conselho de Cardeais (C9) está reunido numa nova sessão de trabalhos, com a presença do Papa Francisco, no Vaticano, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, numa nota divulgada esta segunda-feira.
“A reunião do Conselho dos Cardeais está em andamento no Vaticano, na presença do Papa Francisco”, destaca a nota divulgada online.
Na última reunião, de 5 a 7 de fevereiro deste ano, o C9 renovou a reflexão sobre papel da mulher da Igreja, num encontro que contou com a participação de três mulheres, incluindo uma responsável anglicana, também analisaram o caminho sinodal em curso na Igreja Católica e o tema da evangelização
O Conselho de Cardeais ouviu a irmã Linda Pocher, professora de Cristologia e Mariologia na Faculdade Pontifícia de Ciências da Educação Auxilium de Roma; de Giuliva Di Berardino, consagrada da Diocese de Verona, professora de cursos de espiritualidade e exercícios espirituais; e da reverenda Jo Bailey Wells, bispa da Igreja da Inglaterra e vice-secretária geral da Comunhão Anglicana.
Já nos trabalhos de dezembro de 2023, os membros do conselho apontaram à valorização da “dimensão feminina da Igreja, para que os processos de reflexão e de decisão possam beneficiar do contributo insubstituível das mulheres”, refere o comunicado.
O Conselho de Cardeais, na reunião de fevereiro de 2024, entre os dias 5 e 7, os pró-prefeitos do Dicastério para a Evangelização, o cardeal D. Luis Antonio Tagle e o arcebispo Rino Fisichella, apresentaram relatórios.
O C9 é composto pelos cardeais D. Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, D. Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, D. Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo), D. Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim (Índia), D. Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA), D. Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha), D. Gérald Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá), D. Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo, D. Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia (Brasil), após a renovação efetuada pelo Papa Francisco, no dia 7 de março de 2023.
A primeira reunião deste “novo” Conselho de Cardeais, que tem como secretário D. Marco Mellino, bispo titular de Cresima (Itália), realizou-se no 24 de abril de 2023.
O Papa Francisco estabeleceu o Conselho de Cardeais com o objetivo de “ajudá-lo no governo da Igreja Universal e de estudar um projeto para a revisão da Cúria Romana”, este último realizado com a nova Constituição Apostólica ‘Praedicate Evangelium’ (Pregai o Evangelho), publicada a 19 de março de 2022.
O C9 foi estabelecido pelo Papa, com o quirógrafo de 28 de setembro de 2013, e reuniu, pela primeira vez, no dia 1 de outubro de 2013.
OC/CB