Vaticano: Cardeal que renunciou ao Conclave após acusações de comportamentos impróprios deixa a Escócia

Período de penitência foi acordado com o Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 15 mai 2013 (Ecclesia) – O cardeal Keith Patrick O’Brien, arcebispo emérito de Edimburgo, vai deixar a Escócia para um tempo de “penitência”, acordado com o Papa Francisco, após ter sido acusado de comportamentos impróprios, anunciou hoje o Vaticano.

A sala de imprensa da Santa Sé revela em comunicado que a decisão tem os “mesmos motivos” pelos quais o cardeal decidiu não participar no Conclave de março.

O cardeal O’Brien vai deixar a Escócia “por várias meses, em concordância com o Santo Padre, com o objetivo de renovação espiritual, oração e penitência”.

“Qualquer decisão sobre procedimentos futuros para sua eminência serão acordados com a Santa Sé”, conclui o comunicado, de duas linhas.

D. Keith O’Brien admitiu no início d março ter cometido atos impróprios, após ter sido acusado de assédio sexual, e revelou a intenção de retirar-se definitivamente da vida pública eclesial.

“Peço desculpa e perdão aos que ofendi”, disse, antes de anunciar que iria passar o resto da sua vida “em recolhimento”, sem qualquer função “pública” na Igreja Católica.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top