Vaticano: Bento XVI pede a bispos indianos «trabalho paciente» em favor da liberdade religiosa

Cidade do Vaticano, 16 mai 2011 (Ecclesia) – Bento XVI convidou hoje um grupo de bispos indianos cristãos a “trabalharem pacientemente” para que a liberdade religiosa e de culto passe a ser reconhecida nas suas diversas comunidades.

“Numa altura em que os cristãos indianos lutam para viver em paz e harmonia com os vizinhos de outras religiões, a vossa liderança prudente será crucial na salvaguarda da liberdade religiosa e de culto”, sublinhou o Papa, em declarações publicadas pela sala de imprensa da Santa Sé.

Historicamente, a convivência religiosa na Índia não tem sido fácil, numa nação onde 80 por cento da população é hindu, cerca de 13 por cento é muçulmana e pouco mais de 2 por cento professa o cristianismo.

Recordando que professar livremente a fé não é mais do que um “direito fundamental” e “reconhecido no conselho das nações”, Bento XVI pediu sobretudo aos prelados uma acção baseada na “verdade e no “respeito mútuo”.

“Mesmo perante a oposição, a caridade e paciência próprias dos cristãos deverão chegar para convencer os outros da importância da tolerância religiosa, através da qual todas as religiões terão a ganhar”, concluiu.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top