Arcebispo de Sidney, D. Anthony Fisher, destacou o «ato altamente simbólico» do Papa emérito

Lisboa, 04 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa emérito Bento XVI está a ser velado na Basílica de São Pedro com a casula vermelha que usou na Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude Sydney 2008, divulga o Comité Organizador Local da JMJ Lisboa.

“Uma veste vermelha clerical, com adornos dourados, uma manifestação de como as JMJ de Colónia, Sidney e Madrid marcaram o seu pontificado”, lê-se no sítio online da JMJ Lisboa 2023.

Foi o arcebispo de Sidney, D. Anthony Fisher, que era bispo auxiliar em 2008 e foi o responsável pela organização da JMJ Sydney, que assinalou o uso da casula por Bento XVI, destacando o “ato altamente simbólico”, informa a organização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal.

“O Papa Emérito está deitado vestindo a casula da JMJ que usou na missa final da JMJ em Randwick. O Vaticano confirmou que será sepultado com a mesma casula. Que bela homenagem ao quanto ele amou a JMJ08 e a Austrália”, acrescentou o arcebispo de Sidney na sua página na rede social Facebook.

Bento XVI encontra-se em câmara ardente, desde 2 de janeiro, na Basílica de São Pedro, e milhares de pessoas já prestaram a sua última homenagem ao Papa emérito, mais 130 mil pessoas entre segunda e terça-feira, de acordo com os dados da Gendarmaria do Vaticano.

A “Missa exequial pelo Sumo Pontífice Emérito Bento XVI” vai ser presidida pelo Papa Francisco, a partir das 09h30 (menos uma em Lisboa), desta quinta-feira, 5 de janeiro, na Praça de São Pedro.

Bento XVI participou em três Jornadas Mundiais da Juventude: Colónia (Alemanha), em 2005, a primeira viagem internacional do seu pontificado, Sidney (Austrália), em 2008, e Madrid (Espanha) em 2011.

“As Jornadas Mundiais da Juventude fazem realmente parte das recordações mais bonitas de todo o meu pontificado. Colónia, Sidney e Madrid são três marcos que nunca esquecerei. Simplesmente estava feliz por poder participar, ser aceite e poder ajudar os outros”, disse o Papa emérito, no livro-entrevista “Últimas conversas” (2016), de Peter Seewald.

O Papa emérito Bento XVI faleceu aos 95 anos de idade, às 09h34 (menos uma em Lisboa) na manhã de 31 de dezembro de 2022, no antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, do Vaticano, onde residia desde 2013, após a sua renúncia ao pontificado, em fevereiro desse ano; foi eleito em abril de 2005 para suceder a João Paulo II.

CB

Partilhar:
Share