Vaticano: Associação «Voir Ensemble» que cuida da inclusão e promoção de pessoas cegas foi recebido pelo Papa

«Ver com o coração» é ver o mundo e as pessoas «através dos olhos de Deus», afirmou Francisco

Foto EPA/Lusa, Papa Francisco com a associação Foi Ensemble

Cidade do Vaticano, 10 fev 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje membros da associação francesa “Voir Ensemble” (“Ver Juntos”) e afirmou que “ver com o coração” é ver o mundo e as pessoas “através dos olhos de Deus”.

“Deixai que Jesus venha ao vosso encontro, que cure as vossas feridas e vos ajude a ver com o coração. Só Ele conhece verdadeiramente o coração do homem, só Ele pode libertá-lo das amarras e da rigidez e abri-lo à vida e à esperança”, afirmou o Papa.

A Associação “Voir Ensemble” foi fundada em 1927 por um padre jesuíta e trabalha pela inclusão e promoção das pessoas cegas ou com deficiências visuais.

No encontro com o Papa, que decorreu na manhã deste sábado no Vaticano, Francisco começou por comentar a passagem do Evangelho do encontro de Jesus com o cego de nascença, referindo que o olhar de Jesus “chama à ação, à ternura, à fraternidade”.

“Numa cultura do preconceito, Jesus rejeita radicalmente esta forma de ver. É por isso que ele afirma diante dos discípulos que ‘nem ele nem seus pais’ são a causa do seu mal. É uma palavra de libertação, aceitação e salvação”, afirmou o Papa

O Papa lembrou que, hoje, “a pessoa doente ou deficiente, a partir da sua fragilidade, da sua limitação, pode estar no coração do encontro”, que “se abre à vida e à fé, e que pode construir relações fraternas e solidárias na Igreja e na sociedade”.

Francisco referiu depois que o “coração de Jesus não pode ficar indiferente diante do sofrimento”, mas atua, dando-lhe a visão.

“A Igreja é como um hospital de campanha. Quantas pessoas feridas, quantos irmãos e irmãs precisam de uma mão estendida para curar suas feridas”, afirmou.

Aquele cego, ao encontrar Aquele que é a Luz do mundo, torna-se capaz de ver, enquanto que aqueles que veem, apesar de encontrar Jesus, permanecem cegos, incapazes de ver. Este paradoxo muitas vezes percorre nossas próprias vidas e nossas formas de acreditar”.

o Papa citou Saint-Exupéry, no livro “Principezinho”, onde se lê que “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

“Ver com o coração é ver o mundo e nossos irmãos e irmãs através dos olhos de Deus. Jesus convida-nos a renovar a nossa maneira de ver as pessoas e as coisas”, insistiu o Papa.

Francisco disse também que “a fé não se reduz a uma série de crenças teóricas, tradições e costumes”, mas consiste num “vínculo” e num “caminho”, seguindo Jesus, que renova a “maneira de ver o mundo” e os outros

“Nós cristãos não podemos contentar-nos em ser iluminados: devemos também ser ‘testemunhas da luz’”, afirmou.

“Caros amigos, agradeço-vos terem vindo e encorajo-vos a prosseguir o vosso caminho, ‘vendo em conjunto’”, concluiu o Papa

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top