Francisco recorda ainda vítimas de desastres naturais na Turquia, Síria e EUA
Cidade do Vaticano, 26 mar 2023 (Ecclesia) – O Papa rezou hoje pela paz na Ucrânia, ao recordar a cerimónia especial de consagração a Maria que uniu o Vaticano e Fátima, a 25 de março de 2022.
“Ontem [25 de março], solenidade da Anunciação, renovamos a consagração ao Imaculado Coração de Maria, na certeza de que só a conversão dos corações pode abrir o caminho que leva a paz”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.
“Continuemos a rezar pelo martirizado povo ucraniano”, pediu aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.
Já este sábado, Francisco tinha evocado a consagração de 2022, através de uma mensagem na rede social Twitter.
“O pensamento vai ao dia 25 de março do ano passado quando, em união com todos os Bispos, foram consagradas ao Imaculado Coração de Maria a Igreja e a humanidade, especialmente a Rússia e a Ucrânia. Não nos cansemos de confiar a causa da paz à Rainha da paz”, escreveu.
No encontro de oração deste domingo, no Vaticano, o Papa rezou também pelas vítimas do sismo na Turquia e na Síria, a 6 de fevereiro, que deixou dezenas de milhares de mortos, feridos e desalojados.
As paróquias da Itália promovem, nas celebrações eucarísticas, uma recolha especial de donativos para as vítimas deste desastre.
Francisco pediu também ainda orações pelas populações do Estado norte-americano do Mississípi, atingido por um “devastador tornado”, que deixou pelo menos 25 mortos e elevados danos materiais.
OC