«Ephata» unifica trabalho desenvolvido até agora por três publicações

Lisboa, 23 jan 2020 (Ecclesia) – A Universidade Católica Editora apresentou hoje o primeiro número da ‘Ephata’, Revista Portuguesa de Teologia, que unifica o trabalho desenvolvido até agora por três publicações: Theologica (Braga), Didaskalia (Lisboa) e Humanística e Teologia (Porto).

A publicação da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) é coordenada por João Manuel Duque, professor catedrático e editada pelos seus três núcleos, apostando na internacionalização e no diálogo com outras disciplinas científicas

Na apresentação da revista, que decorreu em Lisboa, João Duque explicou que o projeto visa responder a um novo “perfil” de revista científica, no âmbito universitário, com uma publicação “cada vez mais exterior, internacional”.

O responsável falou num processo de “reconversão” que levou a uma publicação única, dos três núcleos da Faculdade de Teologia, num “projeto de maior envergadura internacional”.

João Manuel Duque assinalou que o primeiro “grande âmbito” da internacionalização da Teologia em Portugal passa pela América Latina, com um programa que quer valorizar a “interdisciplinaridade universitária, com impacto significativo na elaboração contemporânea do discurso teológico”.

O nome escolhido, ‘Ephata’, aponta “à abertura e à capacidade de escutar”, que se exige à Teologia, como a qualquer ciência.

A periodicidade da revista será de dois números por ano (janeiro e julho), com um dossiê monográfico.

O trabalho segue a lógica do “acesso aberto”, âmbito no qual se quer afirmar como “uma das principais revistas europeias” de Teologia.

“Esse é um salto significativo”, indicou João Manuel Duque.

A diretora da Faculdade de Teologia da UCP, Ana Jorge, disse à Agência ECCLESIA que a nova revista quer ser “o rosto do projeto nacional” desta instituição académica, numa “abertura ao mundo do saber, na diversidade das suas áreas”.

“Não se trata apenas de fundir aquilo que existia, mas trata-se de encontrar um projeto que dê rosto a esta unidade”, precisou.

Ana Jorge assume o desafio da “internacionalização”, numa tradição de trabalho conjunto que já marca a Teologia, com “especialistas de várias áreas e vários horizontes”.

Ainda esta manhã foi apresentado o portal das Revistas Científicas da Universidade Católica Portuguesa, baseado no software Open Journal System (OJS).

O portal, que conta com a colaboração das Equipas Editoriais, das Bibliotecas da UCP e da Universidade Católica Editora disponibiliza, desde já, 14 revistas científicas publicadas pelos Centros de Investigação e Unidades de Ensino da UCP.

Luís Gustavo Martins, vice-reitor da UCP, assinalou que esta iniciativa quer dar rosto a uma “universidade de investigação” e maximizar o “alcance” das publicações, através das plataformas digitais.

A plataforma comum a nível nacional tem atualmente 3500 documentos alojados.

OC

notícia atualizada às 16h50

Partilhar:
Share