UCP: Faculdade de Teologia é uma das «grandes pioneiras» na oferta de cursos pela Internet

Responsáveis destacam papel da instituição na vida cultural em Portugal

Lisboa, 04 Fev (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) está a apostar no alargamento dos seus cursos à Internet, procurando chegar a novos públicos.

“A Faculdade de Teologia é uma das grandes pioneiras nessa nova perspectiva pedagógica”, salienta Juan Ambrosio, professor da instituição, que recorda o caso de um agente da PSP, integrado numa missão das Nações Unidas, na Bósnia, que frequentou o curso «Síntese Catequética Avançada».

As licenciaturas em Ciências Religiosas, por seu lado, funcionam com um método de ensino que combina a aprendizagem pela Internet e a frequência da sala de aulas, o chamado «b-learning».

Neste regime ou no «e-learning», onde os conteúdos são maioritariamente transmitidos pela Internet, a Faculdade de Teologia adapta-se à disponibilidade dos estudantes.

Para Juan Ambrosio, a formação contínua é fundamental também para a Igreja Católica: “Cada vez será menos próprio um cristão enfrentar os desafios que o mundo lhe levanta simplesmente com a catequese de infância”.

A leitura crente na realidade, não só para a compreender mas também para a poder alterar, constitui “um dos maiores desafios que se colocam às comunidades cristãs”, salienta o responsável pelas plataformas na Internet onde os estudantes consultam os conteúdos e publicam os seus trabalhos.

Em declarações à ECCLESIA, Juan Ambrosio diz ser necessário que as comunidades católicas percebam que “têm de intervir na construção da História”, evitando o perigo “de se fecharem sobre elas mesmas” e reduzirem-se às suas zonas de “conforto e segurança”.

A UCP assinala o seu dia nacional a 6 de Fevereiro, ocasião que, no entender do reitor da instituição, Manuel Braga da Cruz, serve para pedir aos fiéis para rezarem pela Universidade: “Sem o apoio dos católicos portugueses não seríamos capazes de fazer o que fazemos”.

Este responsável afirmou à ECCLESIA que “a Universidade Católica é um verdadeiro milagre” diante das adversidades e “concorrência desleal” das instituições de ensino superior estatais.

Os ofertórios das missas celebradas na tarde de sábado e domingo revertem para os estudantes da Faculdade de Teologia, instituição que, segundo o reitor, tem tido um papel “enorme”, não apenas “dentro da Universidade mas na vida cultural em Portugal”.

Depois de assinalar que aquela Faculdade “não forma apenas os futuros sacerdotes”, Braga da Cruz recorda que hoje há “muito mais “investigação teológica”, pessoas com “formação superior” e “publicações” do que há 40 anos.

A UCP, fundada em 1967, tem centros em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, além de um instituto em Macau, onde disponibiliza, de acordo com o seu site, “47 licenciaturas e mais de quatro dezenas de Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos, frequentados por 12 mil alunos”.

PRE/PTE/RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top