UCP: Dia Nacional com mensagem de confiança

Reitora da Universidade Católica destaca importância de transmitir à sociedade portuguesa a cultura da instituição da Igreja

Lisboa, 02 fev 2013 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) considera que o Dia Nacional da instituição, que se assinala este domingo, quer sublinhar a importância da “confiança” para promover mudanças na sociedade.

“A confiança é fundamental nos tempos que correm. Começa na família, percorre todas as relações humanas e, dentro da sociedade, marca as relações entre o Estado e as pessoas. A um nível global, remete-nos para as relações entre os diferentes Estados e instituições”, explica Maria da Glória Garcia, em entrevista à ECCLESIA.

‘Formar para a Confiança’ é o lema escolhido para o Dia Nacional, data em que os ofertórios das missas devem reverter para a UCP, que os destina à atribuição de bolsas de apoio aos alunos da Faculdade de Teologia.

“A UCP tem uma cultura de esperança e confiança. E tem de ser motor de confiança na sociedade para tornar os laços da sociedade mais fortes enquanto motor de mudança”, destaca a reitora, segunda a qual “na cultura católica não há desânimo, há confiança porque há lugar para a esperança”.

Maria da Glória Garcia, que assumiu o cargo em outubro de 2012, declara que as instituições académicas têm como missão “não tanto resolver os problemas, mas apresentar as alternativas para que possam ser resolvidos de acordo com essas alternativas”.

“A Universidade tem de formar os seus alunos. O que significa dar-lhes instrumentos, argumentos, força interior para afrontarem obstáculos que a vida coloca”, precisa.

A reitora da UCP frisa, por outro lado, a necessidade de a comunidade católica em Portugal acompanhar de perto esta instituição de ensino, “porque ela deve ser uma luz que ilumina a cultura portuguesa”.

“Se os católicos acreditam na luz da sua própria cultura devem acreditar na Universidade Católica Portuguesa”, conclui.

Na mensagem que escreveu para o Dia Nacional da UCP, Maria da Glória Garcia expressou o seu compromisso com o “sólido conjunto de valores do humanismo cristão”.

“É necessário transformar o exigentíssimo momento histórico que vivemos numa espécie de laboratório da esperança, que fermente ideias, atitudes e práticas, que devolva horizonte, que pesquise e relance potencialidades”, refere o texto enviado à Agência ECCLESIA.

A UCP, “que se caracteriza por uma visão cristã do homem, dando um contributo específico ao conjunto dos conhecimentos”, foi fundada em 1967, tendo obtido reconhecimento oficial quatro anos depois, lê-se na página da instituição.

Nos seus 46 anos a Universidade Católica Portuguesa, atualmente instalada em Lisboa (sede), Porto, Braga e Viseu, concedeu graus a mais de 20 mil alunos.

O Dia Nacional da UCP vai estar em destaque este domingo no Programa ‘70×7’ (RTP2, 11h30), em antena desde 1979, com uma entrevista à reitora da instituição.

PR/RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top