Foto Agência ECCLESIA, Fátima, Procissão de Velas

Porto, 18 mai 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima e a Cátedra Poesia e Transcendência, do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa promovem, este sábado, às 16h00, um colóquio sobre «A poética de Fátima».

A iniciativa que decorre no auditório Carvalho Guerra (Campus Foz da UCP) integra quatro conferências: “A poética ritualidade de Fátima: por entre as artes do tempo e as artes do espaço”, por Marco Daniel Duarte; “António Botto, Mário Beirão e mais algumas metamorfoses de Fátima”, por Ruy Ventura; “Diálogos em silêncio. O desejo do Deus minúsculo na obra poética por escrever de Francisco Marto”, por Pedro Valinho Gomes; e “Dar graças pelo dom de Fátima: o desdobramento de uma poética”, por José Rui Teixeira, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA

O colóquio pretende aflorar, “numa perspetiva teológica e histórica, o acontecimento e a mensagem de Fátima, levando-os para fora do espaço do Santuário”, acentua a nota.

Para além dos encontros científicos que têm lugar em Fátima, o santuário, através do Departamento de Estudos, tem procurado “incentivar a realização de fóruns de reflexão científica e académica noutros lugares do país”.

No final do colóquio haverá ainda espaço para a apresentação do livro de Ruy Ventura: Sob os braços da azinheira. Leituras de Fátima, que será feita pelo diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

LFS

Partilhar:
Share