Turquia/Síria: Papa pede «ajuda concreta» para população atingida pelo sismo

Cáritas Portuguesa recolhe donativos através do fundo de emergências internacionais

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 07 fev 2023 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje ao envio de “ajuda concreta” para as populações atingidas pelo sismo de segunda-feira na Turquia e na Síria, que provocou pelo menos 5 mil mortos, segundo os últimos balanços das autoridades locais.

“De todo o coração estou próximo as pessoas atingidas pelo terremoto na Turquia e na Síria. Continuo a rezar pelos que perderam a vida, pelos feridos, pelos familiares, pelos socorristas. Que a ajuda concreta de todos nós possa ampará-los nesta enorme tragédia”, escreve Francisco, numa mensagem publicada através da sua conta no Twitter.

O terramoto, seguido de várias réplicas, deixou também milhares de feridos e desalojados, que enfrentam o frio e a chuva.

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 23 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela atividade sísmica.

A Cáritas Portuguesa referiu, em comunicado, que está a acompanhar, através da rede internacional da organização católica, a “situação dramática vivida na Turquia e Síria”, referindo que o terramoto “deixou um rasto de destruição incalculável”.

“A nossa principal preocupação é garantir uma resposta rápida e em segurança para os sobreviventes e para os milhares de desalojados. As equipas da Cáritas nos dois países estão já no terreno, em articulação com as entidades locais”, refere uma nota divulgada online.

Os donativos para a resposta junto das vítimas deste terramoto podem ser feitos através do fundo de emergências internacionais (PT 50 0033 0000 01090040150 12) da Cáritas Portuguesa.

A confederação internacional da Cáritas disse estar a “reunir informações” para organizar a resposta humanitária, tendo lançado uma página para a recolha de donativos.

OC

Vaticano: Papa lamenta «enorme perda de vidas», após sismo na Turquia e Síria

 

Partilhar:
Scroll to Top