Aveiro: Diocese lança «Rota Joana de Portugal» e convida a descobrir um dos patronos da JMJ Lisboa 2023

Itinerário nasceu com o objetivo de «dar a conhecer a vida de Joana às camadas mais jovens»

Aveiro, 07 fev 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro para a Jornada Mundial da Juventude lançou a ‘Rota Joana de Portugal – Mora Aqui’, beata portuguesa que integra o grupo dos patronos da JMJ Lisboa 2023.

“Padroeira da cidade e da Diocese é indiscutível a importância para os aveirenses e para toda a comunidade diocesana”, assinala o COD Aveiro, na informação divulgada esta segunda-feira nos 571 anos do nascimento da beata Joana.

A ‘Rota Joana de Portugal – Mora Aqui’ nasceu com o objetivo de “dar a conhecer a vida de Joana às camadas mais jovens”, com 14 postos distribuídos pelos nove arciprestados da Diocese de Aveiro, que são “inclusivos e de fácil acesso”.

Segundo o Comité Organizador Diocesano de Aveiro através desta rota vai ser possível “encontrar no terreno” dados sobre a Princesa portuguesa, conhecerem “factos reais e curiosidades”, e “experienciar o culto a Santa Joana”.

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 escolheu 13 patronos para a primeira edição internacional deste encontro da Igreja Católica em Portugal, o naturais da cidade que acolhe a JMJ” ou, de outras geografias, apresentando-os como “modelos para a juventude”: S. João Paulo II, S. João Bosco, S. Vicente, Santo António, S. Bartolomeu dos Mártires, S. João de Brito, a beata Joana de Portugal, o beato João Fernandes, a beata Maria Clara do Menino Jesus, o beato Pedro Jorge Frassati, o beato Marcel Callo, a beato Chiara Badano e o beato Carlo Acutis.

O COD Aveiro, através da sua equipa de Programação em parceria com a Causa da Canonização da Beata Joana de Portugal, criaram também o encontro ‘Joana de Portugal mora aqui’, que tem “como principal premissa” que cada jovem da diocese conheça “uma pequena perspetiva de vida da Princesa Santa Joana”, e que estimule “a comunhão e o entusiasmo pela história da padroeira da diocese”.

“Pela sua própria natureza, Joana é um exemplo de caridade e de amor à sua comunidade; a vida, as suas histórias, curiosidades, enigmas e ‘milagres’ são por si só um bom anúncio para os jovens da atualidade, que vivem um caminho rumo ao maior encontro de juventude do mundo – a Jornada Mundial da Juventude 2023”, desenvolvem.

Joana de Portugal, conhecida popularmente como Santa Joana Princesa – reconhecida oficialmente como beata pela Igreja Católica – nasceu a 6 de fevereiro de 1452, em Lisboa, e faleceu aos 38 anos, a 12 de maio de 1490, em Aveiro.

Princesa da Casa de Avis é filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura; foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, tendo festa a 12 de maio, e o Papa Paulo VI, a 5 de janeiro de 1965, declarou-a especial protetora da cidade de Aveiro.

“Na vida conventual praticava uma vida de penitência e de assistência aos mais desfavorecidos”, salienta o COD de Aveiro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top