Turquia/Síria: Conferência Episcopal Italiana destina 500 mil euros às vítimas do sismo

Balanço provisório aponta para mais de 5 mil mortes

Foto: Lusa/EPA

Roma, 07 fev 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Italiana (CEI) vai doar 500 mil euros às populações da Turquia e Síria, através do seu fundo de solidariedade, para um auxílio de emergência às vítimas do sismo desta segunda-feira.

O terramoto fez mais de 5 mil mortes, num balanço provisório das autoridades, com milhares de pessoas ainda soterradas sob os escombros.

“Em nome da Igreja na Itália, expresso as minhas profundas condolências e proximidade à população provada por este trágico acontecimento, assegurando orações pelas vítimas, os seus familiares e feridos”, refere o cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da CEI.

O responsável católico pede que “a máquina da solidariedade internacional comece imediatamente a garantir uma rápida reconstrução”.

Os abalos, o maior dos quais com magnitude 7,8 na escala de Richter, derrubaram milhares de edifícios no sul da Turquia e no norte da Síria.

As equipas de socorro mantêm-se nos locais afetados, com os trabalhos dificultados pelas baixas temperaturas que se registam na região.

O padre Bahjat Karakach, responsável pela paróquia latina de Alepo, na Síria, disse ao portal ‘Vatican News’ que, na última noite, a paróquia acolheu quase 500 pessoas, entre idosos, crianças e famílias que fugiram de “casas frágeis, gravemente danificadas”. “.

A Paróquia de São Francisco distribuiu cerca de 2 mil refeições quentes, esta segunda-feira, e espera continuar a oferecer esse serviço à população.

“O abalo foi muito forte e durou muito tempo”, recorda o sacerdote, sublinhando que o sismo se vem somar ao impacto da guerra e do embargo internacional.

Segundo o padre Bahjat Karakach, “não há investimentos, há muita corrupção e as pessoas continuam a emigrar, nenhuma solução vem de uma política de sanções”.

A confederação internacional da Cáritas disse estar a “reunir informações” para organizar a resposta humanitária, tendo lançado uma página para a recolha de donativos.

OC

Vaticano: Papa lamenta «enorme perda de vidas», após sismo na Turquia e Síria

Partilhar:
Scroll to Top