Monges adaptam «etapa da peregrinação de confiança 2020» às condições da pandemia de Covid-19

Taizé, França, 16 dez 2020 (Ecclesia) – A comunidade ecuménica de Taizé (França) vai realizar o Encontro Europeu de Jovens nesta localidade francesa, o que acontece “pela primeira vez”, e transmite “todo o programa” online, de 27 de dezembro a 1 de janeiro de 2021.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a comunidade monástica informa que “todo o programa” do Encontro Europeu de Jovens vai ser transmitido online para “permitir a participação de jovens de todo o mundo” nas “orações comunitárias, ateliês e meditações bíblicas”.

Para além da participação online individual, os monges incentivam também que se possam reunir localmente algumas pessoas, para participarem juntos no encontro internacional e destaca várias possibilidades, como escolher “um local para passar os cinco dias juntos”, reunir-se “durante o dia ficando em casa” ou encontrar-se “apenas por um dia”.

“Em diferentes cidades portuguesas, vários pequenos grupos de jovens, vão reunir-se nas suas paróquias para viver localmente este encontro europeu”, adianta o comunicado.

‘Manter a esperança em tempo propício e fora dele’ é o tema para o 43º Encontro Europeu de Taizé e mensagem inspiradora do irmão Alois, o prior da comunidade, vai ser publicada no próximo dia 21 de dezembro.

O encontro começa com a oração da noite, em direto da Igreja da Reconciliação em Taizé, às 18h45 (menos uma hora em Lisboa), de domingo, 27 de dezembro, e a partir do dia seguinte, os temas diários – de 28 de dezembro e 1 de janeiro de 2021 – são os títulos das diferentes partes da mensagem para o novo ano: ‘Atentos aos sinais de esperança’; ‘Viver a fraternidade’; ‘Acreditar – confiar numa presença’; ‘Discernir um novo horizonte’; ‘Modificar o nosso olhar’.

O comunicado informa que os jovens dos 18 aos 30 anos de idade que “desejem participar nos pequenos grupos de partilha online e fazer perguntas aos oradores” devem inscrever-se no sítio online da Comunidade de Taizé, onde se encontra o programa completo de Encontro Internacional de Taizé.

A edição 2020 do Encontro Europeu de Jovens estava marcada para a cidade de Turim, no norte de Itália, mas, por causa da pandemia de Covid-19 foi adiada por um ano.

O encontro anual é parte da ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ promovida pela comunidade ecuménica há mais de 40 anos e conta, por exemplo, com momentos de oração nas paróquias da cidade de acolhimento, reflexão em temas como o diálogo entre povos, a paz, a fé e o compromisso social, e uma ‘festa dos povos na passagem de ano.

A comunidade ecuménica, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega uma centena de monges de várias Igrejas cristãs, de mais de 30 países; foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, e começou por acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.

CB/OC

 

Partilhar:
Share