Solidariedade: Misericórdias inauguram centro para portadores de deficiência profunda

Cerimónia conta com a presença do primeiro-ministro

Borba, Évora 25 nov 2013 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) inaugura hoje o ‘Centro Luís da Silva’, dedicado ao apoio de pessoas portadoras de deficiência profunda, com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, em Rio de Moinhos, Borba.

A sessão solene de inauguração contará ainda com a bênção do equipamento pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, destaca um comunicado da UMP recebido pela Agência ECCLESIA.

O equipamento em território alentejano é o terceiro da UMP dedicado ao apoio de pessoas portadoras de deficiência profunda em Portugal, depois de Fátima e Viseu.

Com uma área coberta de seis mil metros quadrados, tem capacidade para “72 pessoas em lar residencial e 50 em centro de atividades ocupacionais“, explica a instituição.

O Centro Luís da Silva tem salas para atividades ocupacionais, piscina, campo exterior para atividades físicas, como o boccia, ginásio, uma sala multissensorial de snoezelen, salas de apoio técnico, gabinetes de medicina, fisioterapia e enfermagem, quatros duplos e individuais, refeitório e um auditório para eventos variados.

“O investimento rondou os quatro milhões de euros e contou com comparticipação do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) de 90 por cento”, revela o comunicado.

A União das Misericórdias Portuguesas destaca ainda que o equipamento se “assemelha a uma autêntica vila alentejana por causa das linhas arquitetónicas”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top