Lisboa, 29 nov 2022 (Ecclesia) – O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS – Portugal) lança hoje a campanha «Mais do que um Lugar-Comum», associando-se ao movimento de solidariedade mundial ‘Giving Tuesday’.

Esta campanha que tem como objetivo a “angariação de fundos para a requalificação de espaços comuns no Centro Pedro Arrupe (CPA)”, um centro que tem por missão “acolher migrantes em situação de carência económica e social”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O CPA tem capacidade para receber até 25 pessoas, e acolhe atualmente cerca de 15 nacionalidades diferentes.

“O tempo médio de permanência no centro é de 10 meses, durante os quais as pessoas constroem o seu projeto de vida, e dão os primeiros passos no seu processo de integração em Portugal”, informa a nota

Desde a sua criação, já acolheu mais de 2000 migrantes e refugiados.

Com esta intervenção pretende-se expandir o espaço que está localizado na zona das garagens, no piso inferior do centro.

«Mais do que um Lugar-Comum» é uma campanha que pretende criar as condições para transformar o espaço, com o objetivo de desenvolver atividades de formação para os residentes do centro, com enfoque no ensino da língua portuguesa e na dinamização de workshops com enfoque na capacitação para a empregabilidade.

O «Giving Tuesday» é um dia em que se celebra a solidariedade, em que as organizações da sociedade civil fazem vários apelos à participação ativa da sociedade na construção e apoio a respostas sociais, por todo o mundo.

Este dia nasceu como resposta a movimentos de natureza comercial e materialista, como a «Black Friday» e a «Cyber Monday», e tem por objetivo sensibilizar as pessoas para a necessidade de assinalarem, também, um dia em que contribuem para a comunidade em seu torno.

Este ano, o «Giving Tuesday» celebra-se a 29 de novembro, e a campanha decorrerá durante toda a época natalícia.

LFS

Partilhar:
Share