Solidariedade: Fundo diocesano de Braga recolheu 140 mil euros em três meses

D. Jorge Ortiga apresentou balanço no início da Quaresma

Braga, 09 Mar (Ecclesia) – O arcebispo de Braga revelou hoje que o «Fundo Partilhar com Esperança», criado pela diocese no Natal de 2010 juntou até ao momento cerca de 140 mil euros, agradecendo o “contributo generoso” para esta iniciativa solidária.

Numa conferência de imprensa, realizada no Auditório Vita daquela cidade, D. Jorge Ortiga destacou “os sacerdotes, os leigos e as comunidades” que permitiram recolher 139 426,69 euros, afirmando que o fundo “quer chegar aos cristãos em situação de maior carência e de maior necessidade”.

O arcebispo de Braga apresentou a sua mensagem para a Quaresma de 2011 – «Igreja, Casa da Palavra» – e sublinhou que a «renúncia quaresmal» deste tempo litúrgico se destina ao fundo social diocesano e à “reconstrução de três igrejas paroquiais com alguns espaços para a acção catequética e social” na diocese de Luena, Angola.

A «renúncia quaresmal» é uma modalidade de partilha deste período do calendário litúrgico da Igreja Católica que apela à oferta de um montante monetário destinando a finalidades eclesiais ou socio-caritativas, por parte dos cristãos, obtido pela abstenção de gastos não essenciais da vida quotidiana.

O «Fundo Partilhar com Esperança», este teve início no Advento (quatro semanas que antecedem o Natal) com o objectivo de iluminar “a noite escura de muitas famílias na actualidade”.

Na altura, D. Jorge Ortiga pediu aos padres da diocese de Braga para cederem o equivalente às verbas recebidas durante um mês para o referido fundo.

Neste sentimento de solidariedade, o arcebispo de Braga pede para que na Quaresma se “intensifique o sentido de partilha e fraternidade em tempos de emergência social”.

O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa apelou a uma “mudança de hábitos e de atitudes”, pedindo que as pessoas sejam “acolhidas e amadas com dignidade” nas comunidades católicas.

A Quaresma, que começa com a celebração das cinzas, este ano a 9 de Março, é um período de preparação para a Páscoa, maior festa do calendário litúrgico cristão, com a duração de 40 dias, marcados por apelos ao jejum, à partilha e à penitência.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top