Aveiro, 29 jul 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro está a preparar uma campanha solidária para ajudar a construção de um espaço paroquial para crianças em Smila, cidade do centro da Ucrânia, refere um relatório do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa.
O seminário da Diocese de Aveiro informa que “a campanha deverá ser lançada nas próximas semanas”, e surge na sequência da situação dos deslocados de guerra em Aveiro estar “mais controlada e a serem acompanhados pelas instâncias locais”.
A possibilidade da diocese ajudar na construção de um centro paroquial na cidade de Smila, especialmente destinado a crianças, surgiu do contacto com o padre ucraniano André, que acompanha estes migrantes na região de Aveiro, acrescenta o jornal ‘Correio do Vouga’.
O relatório do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa de Aveiro refere o trabalho realizado por este organismo desde o início da guerra na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, e que, neste momento, deve ser redirecionada noutro sentido.
Este secretariado coordenou e encaminhou a ajuda que foi surgindo, “de paróquias, pessoas, e movimentos ligados à Igreja Católica”, o envio de bens e no acolhimento de refugiados.
No final de março, por exemplo, o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, colocou à disposição dos “irmãos ucranianos” a zona social da Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha, aumentando o apoio da diocese aos refugiados da Ucrânia.
A Diocese de Aveiro também criou uma página web específica para partilhar informações úteis no contexto da solidariedade com a Ucrânia, no seu sítio online.
CB/OC