Iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Faculdade de Ciências Humanas da UCP vai decorrer a 22 e 23 de setembro

Lisboa, 29 jul 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) vai promover as suas jornadas anuais, em regime presencial, nos dias 22 e 23 de setembro, na Domus Carmeli, em Fátima, numa parceira com a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

O tema escolhido para a iniciativa é ‘Comunicar a JMJ Lisboa 2023’, procurando dar a conhecer esta iniciativa da Igreja Católica, que Portugal recebe pela primeira vez no próximo verão.

O presidente da comissão que coordena o setor dos media na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirma que as Jornadas de Comunicação 2022, “serão o momento ideal” para conhecer “melhor” a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Acreditamos que o tema deste ano é do interesse de todos, uma vez que se foca num encontro único na vida da Igreja, na vida de todos os portugueses. Estamos a falar da próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer precisamente daqui a um ano, na cidade de Lisboa”, escreve D. João Lavrador na carta/convite de apresentação deste encontro.

“E para partilharmos conhecimentos sobre a forma de Comunicar um evento desta dimensão”, acrescenta o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

D. João Lavrador destaca as intervenções do presidente da Fundação JMJ Lisboa2023, D. Américo Aguiar, do secretário executivo, Duarte Ricciardi, e da diretora de Comunicação da JMJ, Ana Alves, bem como da professora Catarina Burnay (FCH/UCP).

Do programa consta também a partilha de “experiências de comunicação de uma JMJ” – assessoria (Madrid), redes sociais (Brasil), em direto (Panamá) –, a partir das 18h00 do primeiro dia, e workshops variados que “permitirão aliar a teoria e a prática no exercício da comunicação”, sobre redes sociais, marketing digital, projetos alternativos de jornalismo e ‘pensar 23’, às 15h00, do dia seguinte.

A próxima edição internacional da JMJ vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, em Lisboa, a cidade escolhida pelo Papa Francisco para acolher este acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo.

As Jornadas de Comunicação Social iniciam-se pelas 14h30 de 22 de setembro, com intervenções de D. João Lavrador, da diretora do SNCS, Isabel Figueiredo, e Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciência Humanas/UCP.

D. João Lavrador conclui a sua carta com o convite à inscrição e participação nesta iniciativa, “com a expectativa de um encontro que é sempre preparado com entusiasmo e dedicação”, indicando que “toda a informação” ficará disponível através do site da Agência Ecclesia.

CB/OC

Partilhar:
Share