Solidariedade: Congresso procura «rumo» para Portugal

Iniciativa da CNIS vai decorrer em Santarém, entre 20 e 21 de maio, e quer «influenciar a agenda e as políticas de quem governará o país»

Lisboa, 14 mai 2011 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS)  vai promover nos próximos dias 20 e 21 um congresso intitulado  «Rumo Solidário para Portugal», procurando afirmar a importância destas organizações.

“O Congresso pretende ser um espaço de análise, de reflexão e de aprofundamento de objetivos, ideias e experiências de quantos integram ou se reveem no Setor Solidário”, assinala, em comunicado, o padre Lino Maia, presidente da CNIS.

Este responsável considera que o evento pode ser um fórum de debate com firmes intenções práticas: “É objetivo do Congresso afirmar a unidade, identidade e importância das organizações do terceiro setor em geral e do setor solidário em particular, refletir sobre os desafios que se colocam e disseminar os valores, ideias e projetos”.

A iniciativa vai decorrer no CNEMA (Centro Nacional de Exposições) de Santarém.

Para o presidente da CNIS, é altura de “afirmar argumentos que exigem do Estado o desenvolvimento de mais e melhores políticas sociais públicas dirigidas prioritariamente aos grupos mais vulneráveis e aos mais afetados pela crise económica e aprofundar o diálogo com os poderes públicos no respeito pelo princípio da subsidiariedade e da prática da solidariedade ativa através do funcionamento em rede e da concretização de parcerias”.

Durante dois dias serão debatidos diversos temas com o intuito de se apontar um rumo solidário para Portugal: «Sociedade em Crise numa Crise Global», com intervenção de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas; «O Setor Solidário em Portugal», com participação do padre Lino Maia,  Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, e Alberto Ramalheira, presidente da União das Mutualidades Portuguesas; «Relações do Setor Solidário com o Estado», com a presença de Silva Peneda, presidente do CES (Conselho Económico e Social).

Com a campanha eleitoral para as próximas legislativas a arrancar no dia 21 de maio, o Congresso «Rumo Solidário para Portugal» assume o propósito de “revelar caminhos com o propósito de influenciar a agenda e as políticas de quem governará o país”.

“O Congresso começou a ser pensado muito antes da marcação das eleições legislativas, mas já suficientemente a tempo de marcar uma agenda e um rumo. Com determinação e ousadia aponta-se um rumo solidário”, frisa o padre Lino Maia.

O CNEMA acolhe também a Festa e a Chama da Solidariedade, iniciativas paralelas ao congresso, cujo programa pode ser encontrado em www.rumosolidario.pt ou www.cnis.pt

CNIS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top