“Se é assim no final do verão, como será no inverno?», questiona paróquia que tem outros serviços sociais

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 09 out 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Paroquial da matriz de Portimão, na Diocese do Algarve, está a ajudar 902 pessoas com alimentação mensal, para além de cerca de 60 refeições diárias no refeitório e tem ainda uma loja e uma barbearia social.

“Se é assim no final do verão, como será no inverno? Aproximam-se tempos difíceis, em que somos chamados a uma sensibilidade ainda maior para sermos uma presença do cuidado de Deus na vida de quem precisa”, explica a comunidade paroquial algarvia.

A paróquia da matriz de Portimão está a ajudar 902 pessoas com alimentação mensal, serve também cerca de 60 refeições diárias no refeitório social e realça que “nunca tal se tinha verificado, mesmo na anterior crise”, por isso, o número crescente de pedidos de apoios é “preocupante”.

A presidente da Cáritas Paroquial da matriz de Portimão, Maria Manuela Santos, revelou apreensão com os próximos meses, contextualizando que em fevereiro eram 187 as famílias beneficiadas pela instituição.

A Cáritas paroquial tem diversas valências, para além dos bancos de alimentos e de roupas e o refeitório social, de segunda a sexta-feira, apoia também a população com uma Loja Social, onde a venda de vários bens doados reverte para as despesas de manutenção, informa o jornal da Diocese do Algarve.

Com cerca de 90 voluntários, dos 8 aos 80 anos, a Cáritas da Matriz de Portimão tem desde 15 de setembro uma Barbearia Social para “pessoas com necessidades” e a pessoas em situação de sem-abrigo, a custo zero, uma valência que venceu em 2019 a primeira edição do Prémio Municipal de Voluntariado.

Este projeto social funciona semanalmente entre as 15h00 e as 17h00 nas instalações da organização católica na Rua Diogo Gonçalves e os seus clientes devem estar inscritos na Cáritas ou noutra instituição sem fins lucrativos da Rede de Emergência Social de Portimão.

CB

 

A missão solidária da Diocese do Algarve

Partilhar:
Share