Destes, 116 estão a trabalhar em projetos nos países em desenvolvimentos e os restantes em Portugal

Foto Patrícia Coelho

Lisboa, 05 dez 2022 (Ecclesia) – No Dia Internacional do Voluntariado que se celebra esta segunda-feira, a Rede de Voluntariado Missionário, coordenada pela FEC (Fundação Fé e Cooperação), divulga que 332 portugueses realizam ações deste teor em Portugal e no estrangeiro.

Os dados estatísticos globais do ano de 2022 indicam que “332 Portugueses dedicam-se a ações de voluntariado missionário, sendo 116 jovens e adultos a trabalhar em projetos de voluntariado missionário em países em desenvolvimento e 216 desenvolvem atividades de voluntariado/missão em Portugal”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Um número global “mais baixo do que em períodos homólogos”, verificando-se, no entanto, “um regresso às partidas para missões fora da Europa após dois anos de pandemia”, realça o comunicado.

A coordenadora da Rede de Voluntariado Missionário em Portugal, Catarina António, reforça que “os números de 2022 são um sinal de esperança, de que as pessoas estão a voltar a partir, sem medos, sem receios e com uma vontade grande de se doar ao outro, seja em Portugal ou além fronteiras”.

África, América do Sul, América Central, Ásia e Europa recebem os 116 voluntários portugueses, distribuídos entre projetos de curta e longa duração.

A maior parte dos voluntários que parte entre janeiro e dezembro de 2022 “são estudantes, recém-licenciados ou pessoas empregadas que dedicam o seu tempo de férias para se integrar no desenvolvimento de projetos de voluntariado internacional (75%).

De realçar ainda que 14% dos que partem, pediram uma licença sem vencimento ou despediram-se para partir em missão (16 pessoas).

As principais áreas de intervenção das entidades durante a sua presença em projetos de voluntariado missionário são variadas: agricultura, animação sociocultural, construção de infraestruturas, educação e formação, pastoral, saúde, dinamização comunitária, entre outras necessidades sentidas no decorrer dos projetos.

Ainda assim, a educação e a formação e a saúde continuam a ser o principal enfoque dos voluntários, estando um total de 52% de entidades envolvidas nestes projetos.

Este ano são 216 jovens e adultos os que realizam ao longo de todo o ano atividades de voluntariado missionário em Portugal, com uma duração que pode ir desde uma vez por dia, uma vez por semana, uma vez por mês, uma semana por ano, e outras, mas com uma regularidade assegurada.

Este trabalho é desenvolvido em todas as regiões do país, tendo uma incidência maior em Lisboa e Vale do Tejo e no Douro Litoral com um total de 114 voluntários.

Segue-se a Beira Litoral com um total de 27 voluntários, as Beiras (Alta e Baixa) com um total de 25 voluntários, o Minho com 20, o Alentejo com 12, e o Algarve, Açores e Trás-os-Montes e Alto Douro com 18 voluntários em ação.

LFS

Partilhar:
Share