D. Manuel Clemente presidiu à missa que encerrou Semana Social

Porto, 26 nov 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, afirmou este domingo, na sé da cidade, que as dificuldades económicas de um país são conciliáveis com a solidariedade.

Na missa que encerrou a Semana Social, organizada no Porto pela Igreja Católica, o prelado sublinhou que o aspeto mais importante do encontro foi o “testemunho de que, mesmo nos momentos mais difíceis e complexos duma sociedade concreta, é possível acreditar e persistir em valores humanos” que classificou de “essenciais”.

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa elogiou a “quantidade e qualidade das participações”, bem como o caráter “pascal” da iniciativa realizada entre sexta-feira e domingo, depois de explicar que a Páscoa passa por “confiar” em Deus e “persistir”, mesmo quando a solidão “avassala e sufoca”.

A homilia de D. Manuel Clemente foi proferida na celebração que também assinalou a solenidade de ‘Jesus Cristo, Rei do Universo’, detentor de uma soberania que ultrapassa “a exterioridade dos reinos deste mundo” e a sua “efemeridade”.

“As suas conquistas são essenciais, vão muito dentro e bem fundo de cada um de nós, convertendo corações e critérios, alterando radicalmente gostos, desejos, preferências e projetos”, vincou.

A Semana Social, que reuniu 300 participantes, foi dedicada ao tema ‘Estado Social e Sociedade Solidária’.

RJM

Partilhar:
Share