Campanha valoriza iniciativas individuais para provocar alterações sociais
Lisboa, 27 abr 2022 (Ecclesia) – Nove organizações da sociedade civil juntaram-se para promover uma campanha que quer alterar “comportamentos individuais” que visem uma “transformação social coletiva” e que gerem impacto na “defesa do ambiente, direitos humanos, direitos dos animais e cultura democrática”.
«Uma ação por dia, a mudança que faria» é o mote da campanha que aposta na divulgação de “desafios semanais para que todos possam assumir um compromisso individual em prol do bem comum”, pode ler-se num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pela organização do projeto projeto «CALL | Communication & Advocacy Learning Lab», responsável pela campanha.
“Algumas ações sugeridas passam pela redução do consumo de carne, utilização da bicicleta como meio de transporte, o fim do desperdício alimentar, envolvimento com organizações de defesa dos direitos humanos, adoção de animais, participação em eventos de discussão de políticas públicas, entre outras”, apresenta ainda o comunicado.
Na página da Internet da campanha e nas redes sociais das nove organizações que se juntam, serão sugeridas ações, mas também serão publicados “artigos de opinião” que valorizem o voluntariado, como também a “participação na cultura democrática”, “a exposição de crianças à violência interparental” ou ainda a “reinserção social de reclusos”.
A Fundação Fé e Cooperação (FEC), que integra o projeto CALL e é uma das nove ONGD que subscreve a campanha, valoriza a ação conjunta e chama a atenção para o impacto que o comportamento individual pode ter.
“Sabemos que as ações individuais só têm impacto quando são acompanhadas de decisões governamentais que as suportem, e esse é também o nosso trabalho, mas cada ação conta. Esta campanha quer precisamente alertar os cidadãos para essa realidade: uma ação individual pode realmente fazer a diferença”, explica Ana Patrícia Fonseca, gestora do projeto CALL e coordenadora do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social da FEC.
A campanha conjunto, sublinha ainda, valoriza as “organizações da sociedade civil” provenientes de distintas áreas, revelando-se como um “contributo para o posicionamento e notoriedade das ONG, enquanto agentes de cidadania ativa, com capacidade de influência de políticas públicas”.
As organizações fundadoras deste movimento são: a Associação Cabelos Brancos, a Associação Casa Velha, a Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães (ADDHG), a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a Dar a Mão – Associação para Ajuda à População Reclusa, a Fundação Fé e Cooperação (FEC), o Grupo de Ação e Intervenção Ambiental (GAIA), a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e a Ser+ Dar+ Terapeutas Sem Fronteiras.
O projeto CALL – Communication & Advocacy Learning Lab é um projeto da FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Norsensus Mediaforum, apoiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens, financiado pelos EEA Grants Portugal gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
LS