Socialização 2.0

As redes sociais ainda estão em fase de evolução

Como parte do fenómeno da Web 2.0, a socialização e partilha de informação entre pessoas com os mesmos interesses, surge com naturalidade, fomentando a interacção e fornecendo um espaço relativamente informal de convivência e aprendizagem. As redes sociais procuram cativar os indivíduos de acordo com os seus interesses, juntando os seus membros para expressar opiniões, descobrir novas paixões e conhecer pessoas novas com objectivos comuns. Pode afirmar-se que esta socialização é bem-vinda, pois devido ao ritmo vertiginoso e sedentário da vida da maioria das pessoas, não existe tempo para a socialização “normal” e pessoal, seja num café ou num passeio à beira mar. Desta forma, pessoas de todo o mundo podem facilmente comunicar umas com as outras, no conforto do lar ou em qualquer outro sítio com ligação à internet, sem exigir deslocações ou exigências de tempo, pois tudo pode ser efectuado de acordo com a disponibilidade de cada um.

É necessário destacar que as redes sociais ainda estão em fase de evolução pois a maior parte tem apenas alguns anos de existência. Mais de 70% destes serviços têm funcionalidades frequentes tais como, amigos, grupos, perfis, imagens do utilizador, entre outros, e entre 30 a 70% dos serviços têm funcionalidades consideradas normais, tais como, favoritos, listas pessoais de interesses (vídeos, músicas), tags e blogs, que são conjuntamente, pontos fundamentais da Web 2.0.

A popularidade destas redes sociais fica a dever-se a vários factores: facilidade de uso: são fáceis de navegar e requerem poucos ou nenhuns conhecimentos de programação; gratuitidade: a maioria das redes são grátis, apesar de requererem algum tipo de registo para que o utilizador crie o seu perfil para partilhar com outros utilizadores sempre com o objectivo de facilitar a socialização; multiplicidade de temas: existem múltiplas redes com temas tão variados que provavelmente existirá pelo menos uma que agrade a qualquer pessoa e se não existir o utilizador pode sempre criar uma nova; conhecer pessoas: a componente de socialização sempre foi o objectivo e é oferecido como um “bónus” ou seja, “gosta deste assunto então conheça outras pessoas que também partilham os seus interesses”.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top