Sínodo Lisboa 2016: «Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto» – D. Manuel Clemente

Constituição sinodal é apresentada dia 8 dezembro

Torres Vedras, 04 dez 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje que a assembleia sinodal que decorreu durante os últimos quatro dias pede às paróquias “mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto”.

D. Manuel Clemente apresentou em conferência de imprensa as “grandes ideias” da assembleia sinodal, a última fase do Sínodo Diocesano, sugerindo que as comunidades sejam “uma porta aberta a todos” e “treinem ser mais acolhedoras” para com as muitas pessoas que as procuram.

O Patriarcado de Lisboa iniciou em 2014 o Sínodo Diocesano sobre o lema ‘O sonho missionário de chegar a todos’, tendo como base a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco, analisada por 20 mil pessoas em 1000 grupos, em toda a diocese, cujas conclusões estiveram na base dos trabalhos da assembleia sinodal, que terminou hoje.

D. Manuel Clemente referiu-se depois à valorizar a dimensão missionária de todas as paróquias, tanto em sítios longínquos como “do outro lado da rua”, desafiando quem participa numa comunidade a “chegar onde o outro não chega”.

D. Manuel Clemente lembrou que na sociedade há muita gente sozinha, que “não tem companhia, precisa serviços mínimos” e disse que cada crente deve sair das celebrações “motivado para ir ao encontro de alguém” que precise de ajuda ou esteja doente.

Em declarações aos jornalistas, o cardeal-patriarca de Lisboa disse ainda que a terceira grande ideia do Sínodo do Patriarcado de Lisboa é a palavra sinodalidade, de origem grega e que se traduz em português como “o caminho que se faz em conjunto”.

Para D. Manuel Clemente, estão previstas na Igreja “instâncias de participação, de sinodalidade, de trabalho em conjunto em geral”, mas “na aplicação ainda há muito para fazer”.

O cardeal-patriarca vai agora elaborar a constituição sinodal, a partir de “toda a reflexão” que foi produzida e “votada parágrafo por parágrafo” este sábado, apresendo-a no encerramento solene do Sínodo Diocesano, no 8 de dezembro, às 15h30, na igreja do Mosteiros dos Jerónimos.

A assembleia sinodal, constituída por 137 representantes de toda a Diocese de Lisboa, decorreu entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na Casa de Espiritualidade do Turcifal, em Torres Vedras.

HM/CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top