Sínodo 2021-2023: Jovens querem «mais participação e melhor acolhimento», referem Jesuítas em Portugal

«Ponto SJ» promoveu inquérito online, que teve mais de 600 respostas

Foto: Ponto SJ

Lisboa, 01 abr 2022 (Ecclesia) – O portal dos Jesuítas em Portugal, ‘Ponto SJ’, divulgou hoje os resultados do inquérito online que lançou sobre “os Jovens e a Igreja”, que visa contribuir para o processo sinodal 2021-2023, lançado pelo Papa.

As mais de 600 respostas mostram que mais de um terço dos inquiridos “sente que a Igreja pouco ou nada os ajuda na vivência da sua afetividade e sexualidade”.

“Ainda que a grande maioria sinta que a Igreja os ajuda nas dimensões mais significativas da sua vida, 13,4% considera que não é ajudada pela Igreja a lidar com as suas grandes preocupações. Dessas preocupações destacam-se a inquietação face ao futuro, com a vida familiar e os temas relacionados com a vocação e o discernimento”, destaca uma nota da Companhia de Jesus, enviada à Agência ECCLESIA.

Os resultados do inquérito vão ser sintetizados, de modo a “poderem constituir um contributo para o Sínodo dos Bispos”.

Os resultados mostram que os inquiridos se sentem ajudados pela Igreja, “em especial no que respeita ao aprofundamento da fé – em que 48,4% dos jovens se sentem muito ajudados pela Igreja – e no que se refere ao autoconhecimento”.

“O tema mais vezes mencionado sobre o que deve mudar na Igreja relaciona-se com a necessidade de uma maior proximidade e capacidade de comunicação com os jovens, envolvendo-os mais nas dinâmicas comunitárias (150)”, acrescenta o comunicado.

OC

Partilhar:
Scroll to Top