Sínodo 2012: Bispos esperam que Pequim permita a participação de prelados da China

Participantes enviaram carta a D. Lucas Ly Jingfeng, que tinha escrito à assembleia sinodal

Cidade do Vaticano, 23 out 2012 (Ecclesia) – Os participantes no Sínodo que está a decorrer no Vaticano enviaram uma carta ao bispo chinês Ly Jingfeng, de 90 anos, deixando votos de que Pequim permita a participação de prelados do país asiático em encontros futuros.

“O Sínodo dos Bispos renova, a si e a toda a Igreja na China, os votos de bem no desejo de que, no futuro, os bispos provenientes do seu nobre país possam trabalhar nos trabalhos sinodais”, assinala o texto, escrito em resposta a uma missiva de D. Lucas Ly Jingfeng.

“Quero dizer que a nossa Igreja na China, em particular os leigos, sempre guardou até hoje a piedade, a fidelidade, a sinceridade e a devoção dos primeiros cristãos, mesmo tendo suportado 50 anos de perseguições”, referia esta carta.

O bispo de Fengxiang [Shaanxi] esteve 20 anos na prisão, após a revolução cultural chinesa, até 1979, e a sua ordenação episcopal aconteceu em 1980.

A 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo, um organismo criado por Paulo VI em 1965, tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’ e reúne até domingo mais de 260 participantes, um número recorde.

Os participantes, entre os quais se encontram bispos de Hong Kong e Taiwan, elogiam os católicos na China, que classificam como “um encorajamento para todos os cristãos do mundo”, e mostram-se solidários com os seus “sofrimentos, orações e alegrias”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top